PEC para garantia de acesso à internet e sigilo das comunicações digitais é aprovada

Publicado em

Nesta quarta-feira (09), foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) a Proposta de Emenda à Constituição – PEC n.86/2015, de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) relatoria do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), que propõe incluir entre as garantias fundamentais do cidadão o acesso à internet e a inviolabilidade do sigilo das comunicações realizadas por meio digital.

“A universalização da internet, é um projeto muito importante, pois todo brasileiro merece ter acesso à internet, isso faz parte da nossa vida, para ter acesso à educação de qualidade, estar atualizado, além de oportunidades de emprego e empreendedorismo”, disse Capitão Alberto Neto.

PEC n.86/2015

Pelo texto da PEC, o art. 5º da Constituição Federal passa a vigorar acrescido do inciso LXXIX, assegurando a todos a garantia de acesso à internet e a inviolabilidade do sigilo das comunicações realizadas por meio de redes digitais, salvo por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

“A inviolabilidade é importante apenas uma atualização. Ninguém quer, por exemplo, ter seus e-mails violados, salvo, em caso de investigação policial, com autorização judicial. Isso é o natural, a proteção democrática atualmente, é atualização da constituição”, explicou o deputado Capitão Alberto Neto.

A Proposta de Emenda à Constituição destaca que atualmente a internet constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da sociedade, pois proporciona acesso ao conhecimento de forma simples, ágil, abrangente, e isso democratiza a informação e permite a troca de diferentes pontos de vista e exposição de opiniões.

Por outro lado, o sigilo das comunicações, realizadas por meio da rede mundial de computadores, não possui garantia constitucional. Neste contexto a proposta descreve que esta carência deve ser sanada pelo poder legislativo, visando resguardar as informações classificadas como necessariamente sigilosas.

“É uma PEC importante, pertinente e atual, e o relator, deputado Capitão Alberto Neto, é favorável e deu seu parecer”, declarou o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

João Fonseca pode igualar Sinner e Alcaraz com título do Next Gen ATP Finals: “Caminho certo”

João Fonseca está no caminho de se tornar um...

Dois pilotos da Marinha dos EUA se ejetam de caça atingido por ‘fogo amigo’ no Mar Vermelho

Dois pilotos da Marinha dos Estados Unidos precisaram se ejetar de...

Israel atinge escola e mata 17 palestinos em ataques a Gaza; hospital tem ordem de evacuação

Ataques israelenses em toda a Faixa de Gaza mataram pelo menos...