Peixes morrem em igarapé no Amazonas

Publicado em

Um igarapé de Iranduba, no Amazonas, registrou a morte de centenas de peixes, nesta semana. Segundo moradores do local, um ramal construído sobre o igarapé dificulta o acesso dos peixes ao rio.

O caso acontece no Igarapé Santa Rosa, na Comunidade Jandira. Vídeos feitos por um moradores mostram os peixes tentando respirar. Em outro vídeo, parte dos peixes já aparece morta.

Moradores disseram, ainda, que as altas temperaturas da água, neste período de calor intenso, contribuíram para a morte dos animais.

O secretário de Meio Ambiente de Iranduba, Lúcio Costa, também atribui as mortes à vazante, seca dos rios do Amazonas, nesta época do ano.

“Grande parte do problema se dá em razão das altas temperaturas em águas rasas, principalmente no período da vazante onde vários espécimes aquáticos ficam presos em poças. A temperatura e a falta de oxigênio na água acabam sacrificando os menos resistentes”, disse.

De acordo com o secretário, o problema se repete todos os anos, na região amazônica. “Os animais aquáticos são sensíveis a qualquer mudança físico-química na água, como calor, frio, poluição e barulho”, afirmou.

De acordo com a prefeitura de Iranduba, um representante da Secretaria de Obras vai ao local, nesta quinta-feira (24), para analisar a situação do ramal construído sobre o igarapé.

*g1 / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

“Fraude da fraude”: ouça áudios usados por entidade contra aposentados

A Controladoria-Geral da União (CGU) passou a investigar a “fraude da...

UEA intensifica preparação para Vestibular e SIS durante o 2º aulão do Pré-Vest

Estudantes tiveram a oportunidade de revisar conteúdos com base...

Exclusivo: registro indica esquema na PM para fraudar câmera corporal

Informações extraídas da plataforma usada pela Polícia Militar de São...

Última semana de julho tem vendaval, chuvas e tempo seco no país; veja

A última semana do mês de julho começa com diversos...