Início Brasília Penduricalhos: o que é a licença compensatória vetada por Lula

Penduricalhos: o que é a licença compensatória vetada por Lula

0

Ao sancionar o reajuste salarial a servidores do Legislativo e do Tribunal de Contas da União (TCU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou dispositivos que criavam uma licença compensatória a funções comissionadas e de assessoramento na Câmara dos Deputados e no Senado.

A regra é semelhante à já adotada no Judiciário e na Corte de Contas e foi alvo de críticas por abrir brecha para extrapolar o teto constitucional para remunerações no serviço público, hoje fixado em R$ 46.366,19.

A licença aprovada no Congresso autorizaria a concessão de uma folga a cada três dias trabalhados. O período de descanso poderia ser convertido em pagamento em dinheiro, sem incidência de Imposto de Renda. A mudança abria espaço para o pagamento de salários acima do limite permitido, o que, segundo o Palácio do Planalto, motivou o veto.

O que previa a licença

No Senado, o benefício seria destinado a servidores que exerçam “função relevante singular” ou que tenham “acúmulo de atividades extraordinárias”. De acordo com a proposta vetada, a medida alcançaria ocupantes de funções comissionadas ou cargos de assessoramento superior.

A licença no Senado colocaria em prática:

  • no mínimo, um dia de folga a cada 10 dias trabalhados;
  • no máximo, um dia de folga a cada três dias trabalhados;
  • em vez da concessão do descanso, possibilidade de pagamento indenizatório da folga.

Na Câmara, a licença seria aplicada a servidores ocupantes de cargo efetivo que exerçam função comissionada de nível FC-4 ou superior. Segundo o texto, o objetivo seria compensar o exercício de função relevante singular e o acúmulo de atividades.

A proposta estabelecia, também, o direito a até um dia de folga a cada três dias trabalhados, limitado a 10 dias de descanso por mês. O texto agora volta para o Congresso, que vai decidir se mantém ou derruba os vetos.

 

 

*Metrópoles/Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 18 de fevereiro de 2026 by Mara Noronha