Pescadores do AM receberão seguro-defeso mesmo sem nova identidade

Publicado em

A juíza federal Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas, autorizou que pescadores do estado recebam o seguro-defeso mesmo sem a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional). A decisão suspende temporariamente a exigência de apresentação da CIN e permite que sejam aceitos documentos de identidade existentes. Estima que 80 mil trabalhadores artesanais sejam beneficiados.

O seguro-defeso, equivalente a um salário mínimo, é pago durante o período em que a pesca é proibida para preservação das espécies, assegurando renda aos pescadores. Em 2024, o benefício atendeu cerca de 1,25 milhão de brasileiros.

Segundo as novas regras do governo federal, o acesso ao seguro-defeso exigiria comprovante de residência, contribuições previdenciárias, notas fiscais de vendas e registro biométrico na CIN. Com a decisão liminar, esses documentos antigos passam a ser aceitos, evitando interrupções no pagamento do benefício.

O Governo do Amazonas informou que a decisão foi obtida após pedido da PGE (Procuradoria Geral do Estado) e amplia o prazo para emissão da nova CIN até fevereiro de 2032, garantindo que os pescadores mantenham a renda durante o período de defeso.

O estado emitiu 854 mil Carteiras de Identidade Nacional por meio de unidades de PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão) e mutirões em diversos municípios, permitindo que os trabalhadores tenham acesso gradual à documentação exigida.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Divulgação/Sepror

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Decisão de Gilmar sobre impeachment pode travar agenda do governo no Congresso

A decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, que mudou as...

Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão

A Comissão Europeia multou na sexta-feira (05/12) a rede social...

Caso Benício: ‘Estávamos muito ansiosos para esse momento’, diz mãe ao relembrar que filho celebraria formatura do ABC

Os pais de Benício Xavier, de 6 anos, em Manaus, publicaram nas...

Messi supera Müller e leva Inter Miami a título inédito da MLS

O Inter Miami conquistou neste sábado (6) o primeiro título da MLS de...