Início Política Pesquisa eleitoral em Coari (AM) indica surpresa, com Adail em 2°

Pesquisa eleitoral em Coari (AM) indica surpresa, com Adail em 2°

0

A Perspectiva Pesquisa e Opinião realiza levantamento de preferência do eleitorado para as eleições municipais do próximo ano em 9 municípios do interior do Amazonas com maior colégio eleitoral. Em quatro cidades, Coari, Itacoatiara, Parintins e Tefé, a consulta já está na segunda sondagem.

Em Coari, o quinto maior colégio eleitoral, com 51.739 eleitores, Harben Gomes Avelar lidera a nova pesquisa, com vantagem sobre o ex-prefeito Adail Pinheiro. Avelar saltou do quarto para o primeiro lugar em pouco mais de três meses. Adail não estava entre os nomes avaliados na pesquisa anterior.

O atual prefeito, Keitton Pinheiro (Progressista), que liderava a primeira pesquisa, de 9 de fevereiro, não aparece no novo levantamento realizado em 29 de junho.

Keitton é sobrinho de Adail e primo do também ex-prefeito Adail Filho. Apesar de aparecer em primeiro na sondagem anterior, Keitton tinha 34,4% de rejeição, quase o dobro do principal oponente, Robson Tiradentes Júnior (17,9%).

Keitton e Robson disputaram a mais recente eleição em Coari, de caráter suplementar, em dezembro de 2021.

Sem o nome de Keitton e com Adail entre os candidatos, quem levou a melhor foi Harben Avelar, que aparece com pouca vantagem nas duas modalidades de pesquisa.

Harben aparece com 12,1% da preferência da população de Coari na pesquisa espontânea, contra 10,9% de Adail. Como a margem de erro da pesquisa é de 5%, o resultado é considerado empate técnico. O grau de confiabilidade da sondagem é de 95%.

Robson Tiradentes Júnior (PSC) tem 5,6% e Zé Henrique 0,8%. Outros nomes citados espontaneamente, somados, totalizam 2,8%. Respoderam que não votarão em ninguém (em branco ou nulo) 1,7% dos entrevistados.

A maior parte do eleitorado de Coari ainda está indecisa quanto a quem vai votar nas Eleições 2024 – essa parcela é de 66,2% dos entrevistados.

Na modalidade estimulada, a Perpesctiva apresentou quatro candidatos para análise do eleitorado pesquisado, com Adail em substituição a Keitton Pinheiro.

Novamente há equilíbrio nas respostas e indicação de empate técnico, com pequena vantagem de Harben Avelar: 32,8% contra 30,7% de Adail Pinheiro. Robson Júnior aparece com 14,8% e Zé Henrique com 5%.

Na estimulada, o número de eleitores indecisos recua para 7,7% e brancos e nulos somam 9%.

Harben Gomes Avelar, de 32 anos, foi candidato a deputado estadual em 2020, pelo Patriota. Recebeu 3.284 votos. Em Coari, foi o terceiro mais votado, com 1.977 votos, atrás de Mayara Pinheiro (filha de Adail Pinheiro) com 9.660 votos e Robson Tiradentes Júnior, que obteve 3.326 votos na cidade.

A segunda pesquisa de intenção de votos em Coari foi realizada em 29 de junho, com abordagem, via telefone, a 320 eleitores. A tecnologia usada pela Perspecitva foi o sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview), com 28 ramais telefônicos que escolhem de forma aleatória números de celulares a partir de uma base de dados.

A equipe da segunda pesquisa foi composta por 19 pesquisadores, 2 supervisores, 2 verificadores e 1 gerente.

Números de fevereiro

A primeira pesquisa de intenções de votos realizada pela Perspectiva em Coari foi em 9 de fevereiro, com 300 entrevistados, pelo sistema CATI, com margem de erro de 5,6% e índice de confiança de 95%.

Na sondagem espontânea, Keitton Pinheiro teve 5,6% da preferência contra 5,5% de Robson Tiradentes Júnior. Harben Avelar aparecia em terceiro, com 3,5%, seguido de Zé Henrique com 0,4% e Raione Queiroz com 0,2%.

Também em fevereiro, o número de indecisos (aqueles que não sabem em que votar ou não querem responder) era alto: 82,6%. Responderam que votariam em branco ou nulo 1,2% dos entrevistados.

Na pesquisa estimulada de fevereiro, Keitton tinha 28,2% de intenções. Robson Júnior aparecia em segundo com 23,7%. Zé Henrique era o terceiro com 13%, Harben o quarto colocado com 12,5% e Raione tinha 1,4%. Brancos e nulos somavam 9,7% e os indecisos eram 11,5%.

Tefé, Itacoatiara e Parintins

Outros municípios onde a Perspectiva realizou a segunda sondagem, no final de junho, mantiveram o quadro inalterado. Em Parintins, a vereadora Brena Dianná lidera as duas amostragens, nas intenções espontânea e estimulada. O atual prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, também continua líder em todos os cenários. E em Tefé, Nicson Marreira é o preferido, com larga vantagem sobre os adversários.

Em 26 de janeiro Brena Dianná tinha 4% na pesquisa espontânea em Parintins e 32% na estimulada. Mateus Assayag era o segundo colocado. No segundo levantamento, em 27 de junho, Brena aparece com 2,9% na espontânea e 19,4% na estimulada. Mateus caiu para o terceiro lugar, com 1,7% e 11,2%, respectivamente. A novidade é Michele Valadares, colada em Brena, com 2,5% e 19,4% das intenções de votos.

Mário Abrahim, atual prefeito de Itacoatiara, também mantém favoritismo nas duas pesquisas da Perspectiva. Em 2 de fevereiro ele foi lembrado por 15,2% de forma espontânea pelos entrevistados e escolhido por 41,8% na estimulada. Na nova sondagem, em 28 de junho, ele aumentou os índices para 20,7% e 49,3%.

O deputado estadual Maciel Pereira (PL) se manteve no segundo lugar, mas recuou. Na espontânea caiu de 5,8% para 5,3%. E na estimulada diminuiu de 20,7% para 19,3%.

Em Tefé, o atual prefeito Nicson Marreira teria a reeleição assegurada, de acordo com as pesquisas divulgadas. Em 23 de fevereiro ele tinha 24,4% de preferência do eleitoral na consulta espontânea e 47,4% na estimulada. Na sondagem mais recente, em 30 de junho, cresceu para 32,9% e 51,7% respectivmente.

Carlinhos Bessa, Normando Bessa, Pastor Sinderlei e Wiseman Celani, outros candidatos avaliados, não passam de 5,6% na espontânea e 24,8% na estimulada.

Além de Coari, Tefé, Parintins e Itacoatiara, a Perspectiva também fez levantamentos de intenção de votos em Manacapuru, Maués, Humaitá, Manicoré e Tabatinga.

Foto:Felipe Campinas/ATUAL

*Amazonas Atual

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile