Pesquisa feita pelo Instituto Iveritas, em parceria com o site Imediato , em que foram ouvidas 3.300 pessoas em Manaus, Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá, Parintins, Maués, Coari, Tefé e Tabatinga, no período de 01 a 16 de abril de 2025, mostra que, se a eleição fosse hoje, a disputa de senador mais votado seria entre os pré-candidatos Capitão Alberto Neto e Eduardo Braga.
Quanto a eleição presidencial, a polarização entre esquerda/direita permanece, com leve vantagem da candidatura bolsonarista.
Pesquisa quantitativa que consiste na realização de entrevistas pessoais, presenciais, e por telefone, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados e uma amostra representativa da população votante de 16 anos ou mais na Cidade de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá, Parintins, Maués, Coari, Tefé e Tabatinga.
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro.
O público pesquisado é composto por eleitores de 16 anos ou mais residentes nas cidades acima. Para produzir uma amostra representativa desse público-alvo para cada município, utilizamos um desenho amostral por conglomerados que prevê dois estágios. No primeiro estágio, é realizado um sorteio probabilístico por meio do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) aos pontos de fluxo a serem visitados pelos entrevistadores, sorteio que tem como base o total de eleitores acima de 16 anos residentes nos setores. Em seguida, são selecionadas as pessoas a serem entrevistadas utilizando-se cotas amostrais para as seguintes variáveis: sexo, idade, renda familiar e escolaridade. Fonte dos dados: TSE-Tribunal Superior Eleitoral – 2022; IBGE-Censo 2010. Está prevista eventual ponderação da amostra para correção das variáveis sexo, idade, renda familiar e escolaridade com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças entre os percentuais previstos na amostra e a coleta de dados realizada. Dentro do público-alvo, foram realizadas 3.300 entrevistas nos municípios relacionados. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima prevista, baseada em uma amostra aleatória simples (AAS), é de cerca de 2,0 pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos totais da amostra.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo.
As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores devidamente qualificada, com experiência e treinamento em pesquisa de opinião pública. Todo trabalho é feito em tablets ou outros dispositivos eletrônicos. Após a realização da coleta de dados, as entrevistas junto aos respondentes são checadas por meio de procedimentos de consistência. Adicionalmente, ao longo e após os trabalhos de campo, é realizada uma fiscalização que consiste na checagem de uma amostra de 15% dos questionários aplicados para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.