PF inaugura em Manaus centro de cooperação para combate ao crime

Publicado em

A Polícia Federal inaugurou nesta terça-feira (9) em Manaus o CCPI (Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia). A solenidade contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

“É a primeira vez da história da Amazônia que tantos atores se reúnem em um mesmo espaço físico em torno de um objetivo comum. Somos perfeitamente capazes de sermos protagonistas das nossas próprias soluções. As palavras-chaves são: ação integrada e cooperação”, disse Lula.

O CCPI Amazônia funcionará como espaço de articulação entre a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e as forças de segurança dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), além de autoridades policiais de países da Panamazônia e de organismos internacionais.

De acordo com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, “é por isso que o combate ao crime organizado hoje não pode mais ser local, não pode ser nacional, mas que tenha a colaboração dos distintos países contra o crime que se espalha pelo mundo”.

A estrutura do Centro reúne serviços de inteligência, divisões de operações e logística, sala de videomonitoramento, gabinete de crise, sala de imprensa, entre outros ambientes voltados à atuação coordenada.

Segundo o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, “não há dúvida de que a cooperação e a integração das forças de segurança pública são hoje a chave para o êxito no enfrentamento ao crime organizado, que há muito deixou de ser local e é transnacional: ou vencemos juntos, ou perdemos sozinhos”.

Sob coordenação da Polícia Federal, o CCPI Amazônia representa o compromisso do Estado brasileiro no enfrentamento à criminalidade transnacional, com base em três eixos: integração, combate ao crime organizado e proteção ambiental — com destaque para a descapitalização de organizações criminosas e o mapeamento das cadeias ilegais de exploração de recursos naturais, como o garimpo, a extração de madeira e o tráfico de animais.

A iniciativa integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS), que recebeu investimento de R$ 318,5 milhões do Fundo Amazônia para ampliar a capacidade de inteligência, fiscalização e repressão a crimes que afetam a floresta. Além da instalação do CCPI, os recursos financiarão a locação de helicópteros e a aquisição de lanchas blindadas, viaturas e drones.

Também participaram da solenidade o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro; a vice-presidente da República do Equador, Maria José Pinto; o ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira; a ministra das Relações Exteriores da República da Colômbia, Rosa Yolanda Villavicencio; a ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, (União Brasil), não participou. Ele alegou compromissos agendados anteriormente na mesma data.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Secom/PR/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mãe de Oruam chora em vídeo e diz: “Quero que meu filho se entregue”

Márcia Gama, mãe de Oruam, usou as redes sociais...

Nova CNH: como funciona o novo sistema de pontos da prova prática, que não tem falta eliminatória

A publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção...

O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta...

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...