Início Brasil Piloto experiente em sobrevivência na selva fez pouso forçado após pane em...

Piloto experiente em sobrevivência na selva fez pouso forçado após pane em helicóptero: ‘todos vivos’

0

O tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas, comandante do helicóptero desaparecido desde quarta-feira (16) na Floresta Amazônica e que foi encontrado neste sábado (19), falou que fez um pouso forçado após uma pane no sistema da aeronave e agradeceu às equipes de resgate.

A aeronave pilotada por Gonçalves sumiu após sair polo base Bona, na Aldeia Maritepu, na Amazônia. Foram quatro dias desaparecidos e três dias de buscas. Os três tripulantes foram encontrados neste sábado na região de Pedra Branca do Amapari, no interior do Amapá.

O tenente-coronel desembarcou com os demais tripulantes em Macapá por volta das 15h20 deste sábado (19) e logo em seguida gravou um vídeo agradecendo pelo empenho das equipes de resgate em encontrá-los.

“Obrigado por todo o apoio, por toda a gentileza e presteza dos órgãos do governo local, da Força Aérea, do Graesp [Grupamento Aéreo de Segurança Pública] do Pará, que nos comunicou e a gente conseguiu contato, e graças a deus, ao treinamento, a tudo isso, após uma pane, nós conseguimos ter todo mundo com vida, pousar numa pane é bem complicado, no meio de uma selva dessas”, disse.

Em seguida, ele recebeu atendimento médico numa ambulância e foi levado para o Hospital de Emergência (HE) da capital. Ele e os outros dois tripulantes passam bem.

O tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas possui experiência na região e foi responsável por realizar treinamentos para outros pilotos sobre sobrevivência em ambientes de selva.

Ele participou da implantação da aviação do Ibama, do GTA-AP e foi comandante dos grupos aéreos do DF e do Pará.

“O coronel Gonçalves é um ícone da aviação. É um piloto altamente experiente e foi uma das pessoas que ajudou a fundar a parte aérea de segurança pública no Brasil. É uma pessoa muito querida”, disse o capitão Jean Silva, do Grupo Tático Aéreo do Amapá (GTA), durante as buscas.

 Foto: Carlos Cardozo/Rede Amazônica

*g1 Amapá

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile