Piscina e geladeira lotada de cerveja: “rooftop do tráfico” é demolido

Publicado em

Geladeiras lotadas de cerveja, piscina com vista para o mar de São Conrado, varanda gourmet e acabamento de alto padrão. Essa era a rotina dos chefes do Comando Vermelho (CV) do Ceará escondidos em uma cobertura irregular na comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro. A ostentação, no entanto, veio abaixo na manhã desta quinta-feira (26/6), quando uma força-tarefa iniciou a demolição de três prédios construídos sem autorização pelo braço da facção nordestina instalado na favela.

Batizado pelos investigadores de “rooftop do tráfico”, o espaço de luxo era um dos esconderijos de Anastácio Paiva Pereira, o Paizão, apontado como líder do CV no Norte do Ceará. De lá, ele e outros criminosos coordenavam uma rede de execuções e tráfico de drogas responsável por mais de mil mortes em território cearense nos últimos dois anos, segundo o Ministério Público.

As construções ocupavam uma área de cerca de 2 mil m², na localidade conhecida como Dionéia, e contavam com até sete andares. Além do risco de desabamento por terem sido erguidas sobre encostas desmatadas, os imóveis funcionavam como bases logísticas e abrigo para criminosos armados. Relatórios da inteligência apontam a presença de cerca de 70 fuzis nas edificações, arrendadas por foragidos do Ceará.

A estimativa da Prefeitura do Rio é de que as obras ilegais tenham custado ao menos R$ 6 milhões, financiados com dinheiro do tráfico. O padrão das construções, com áreas de lazer, banheiros revestidos e cozinhas planejadas, destoava da paisagem da comunidade.

A operação conjunta reuniu o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema/MPRJ), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a Polícia Militar, o Ministério Público do Ceará e a Polícia Civil cearense. Segundo o MP, 29 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão foram expedidos, incluindo o sequestro de bens dos investigados.

No fim de maio, uma ação semelhante na mesma região flagrou dezenas de criminosos fugindo em comboio pela mata da Rocinha. A ação desta quinta busca desarticular a base carioca do CV cearense, que vinha usando o Rio como quartel-general para comandar execuções a distância no Nordeste.

Fonte: Metrópoles/Foto: TV Globo/Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

GACC Amazonas promove “esquenta” do McDia Feliz no Super Nova Mosaico neste sábado (16)

Os clientes poderão adquirir camisetas e tickets antecipados do...

Sesc Amazonas abre inscrições gratuitas para o curso de Libras básico e intermediário

O Sesc Amazonas, por meio do Programa de Comprometimento...

Do gari ao campeão: a história de superação de Samuel Anchieta inspira jovens de Manaus

Fiscal da Semulsp e atleta de jiu-jitsu, Samuel troca...

Triangulação: por que mandar produtos para outro país antes dos EUA para driblar tarifaço é ilegal e pode sair caro

Mandar produtos brasileiros para um país intermediário e, de...