PL de Roberto Cidade reconhece importância do Festival Jungle Matsuri para estimular o turismo cultural e a economia local

Publicado em

Festival que exalta a cultura japonesa, o Jungle Matsuri deve ser reconhecido por meio da propositura de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), como de interesse turístico e cultural do Estado do Amazonas.

A propositura, apresentada por meio do Projeto de Lei nº 764/2024, visa reconhecer os esforços da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) em garantir os meios para a realização, anual, de uma celebração viva da herança cultural nipo-brasileira.

“Esse evento também coloca Manaus em evidência no cenário nacional, destacando a capital não apenas como porta de entrada para a Amazônia, mas como um centro de eventos multiculturais. Esse tipo de iniciativa é fundamental para estimular o turismo cultural, impulsionando a economia local e gerando oportunidades para comerciantes, artistas e produtores locais”, destacou o presidente Roberto Cidade.

De acordo com o PL, o reconhecimento do Festival Jungle Matsuri como de relevante interesse turístico e cultural do Estado do Amazonas fundamenta-se em sua expressiva contribuição para a valorização da diversidade cultural, fortalecimento das tradições japonesas e promoção do turismo local e regional, tendo em vista que o referido festival é considerado o maior da região.

Festival Jungle Matsuri

O Festival Jungle Matsuri foi criado em 2019 pela Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku), para comemorar os 90 anos da imigração japonesa na região.

O festival é uma celebração da cultura japonesa na Amazônia e oferece uma programação diversificada.

A palavra “Matsuri” significa “festival” em português, e reúne manifestações artísticas de dança, música e teatro. O festival tem como atrações apresentações musicais com cantores da comunidade nipo-brasileira, danças típicas, desfile cosplay, exposições culturais, workshops, feiras de produtos e serviços e praça de alimentação com culinária japonesa.

— — —
Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395
Foto – Thiago Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após quase 40 anos, Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico retorna à região Norte, com apoio da UEA

Evento reúne professores, estudantes, pesquisadores e profissionais ligados à...

Câmara aprova regras a licenciamento com brecha para exploração de petróleo na Amazônia

A Câmara aprovou na madrugada desta quinta-feira (17) as...

Estudos clínicos no Brasil querem reduzir em até 80% custo da CAR-T, terapia contra câncer que pode custar R$ 3 mi

Pesquisadores brasileiros estão trabalhando para baratear um dos tratamentos...

Trump ameaça Brasil com tarifa de 500% por importar US$ 8 bilhões em diesel russo: economia nacional pode entrar em colapso

O cenário geopolítico global acaba de ganhar um novo capítulo tenso...