Policiais civis e militares prenderam 37 pessoas entre a tarde de terça-feira (10) e a madrugada desta quarta-feira (11) suspeitas de apologia ao crime. Também foram apreendidos cinco adolescentes por ato infracional análogo ao mesmo crime. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as ações ocorreram também em municípios do interior do estado.
Conforme a secretaria, as prisões ocorreram durante uma queima de fogos na noite de segunda-feira (9). Também ocorreu apreensão de drogas e fogos de artifício, entre intactos e deflagrados.
O secretário executivo de Operações da SSP-AM, coronel André Gomes Ribeiro, afirmou que a ação foi resultado de informações de inteligência e do monitoramento realizado pelo sistema Paredão (Totens com câmeras de alta resolução que identificam criminosos foragidos).
No interior, as prisões ocorreram nos municípios de Canutama, Itacoatiara, Humaitá, Manacapuru, Tapauá, Benjamin Constant, Presidente Figueiredo, Carauari e Codajás.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, informou que as ações de policiamento ostensivo foram baseadas em georreferenciamento e dados de inteligência. De acordo com a Polícia Civil, os detidos em Manaus foram encaminhados à Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro. Os adolescentes foram levados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais.
O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, informou que parte dos suspeitos foi presa em flagrante, enquanto outros tiveram os casos convertidos em inquérito policial ou em TTCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). Segundo ele, os procedimentos estão em fase de conclusão e os presos em flagrante passarão por audiência de custódia.
Fonte: Amazonas Atual/Foto: Divulgação/PC-AM
