Início Polícia Polícias do Amazonas alcançaram mais de 742 mil crianças e adolescentes com...

Polícias do Amazonas alcançaram mais de 742 mil crianças e adolescentes com programas de prevenção às drogas

0

Com programas e projetos educacionais focados na prevenção às drogas, os órgãos do Sistema de Segurança Pública já alcançaram mais de 742 mil crianças e adolescentes no estado. Nem mesmo a pandemia interrompeu completamente os programas, que migraram para a modalidade virtual, mas mantiveram ações visando alertar a juventude para os riscos do uso de entorpecentes.

Ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas e Polícia Civil trabalham com crianças e adolescentes em idade escolar, além de pais e professores das redes pública e particular de ensino. Para combater à violência e às drogas, os instrutores atuam de forma educativa, oferecendo atividades esportivas, musicais, culturais, ambientais e de inclusão social.

O programa “Formando Cidadão”, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), iniciou atendendo, primeiramente, os moradores de ruas, há 24 anos. Com o tempo, passou a promover formação e capacitação de crianças e adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos. As ações já beneficiaram mais de 10 mil alunos na capital e nos municípios do estado, visando trabalhar a prevenção da violência e risco social, por meio de atividades educativas e cursos de qualificação profissional para o mercado de trabalho.

“Repassamos instruções para esses alunos, não somente cultural e esportiva, mas buscamos sempre parcerias com diversas empresas. Além de oferecerem cursos técnicos da área de informática e administração, conseguimos inserir os alunos no mercado de trabalho como menor aprendiz e nas Forças Armadas. É essencial que eles tenham oportunidades na vida”, ressaltou o coordenador do projeto, capitão Fernando Yukio.

Participante do programa, o estudante Emerson Siqueira, de 17 anos, diz se orgulhar de fazer parte da iniciativa. “Aqui tive muito incentivo e oportunidades. No ano que vem, seguirei a carreira militar, e o meu sonho é fazer o curso de boina vermelha do Batalhão de Choque, porque tenho conhecimento e amor por essa corporação que me ensinou e me acolheu através do ‘Formando Cidadão'”, disse.

Outro exemplo é o Programa de Prevenção, Revisão, Orientação, Vida, Independência, Dignidade e Amor (Pró-Vida), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que está prestes a completar 23 anos de existência. Nesse período, mais de 120 mil alunos e cerca de 8 mil professores no estado foram alcançados. No âmbito familiar, mais de 9,5 mil pais e cerca de 30 mil igrejas e funcionários de empresas participaram de atividades e tiveram acesso às informações sobre o combate às drogas.

De acordo com o coordenador do Pró-Vida, o investigador Renato Elias, a iniciativa é pioneira nas polícias e trabalha a prevenção através da informação para que o jovem possa criar o mecanismo de defesa contra o uso de drogas.  “O público-alvo nos procura através de convites e levamos a nossa palestra para o ensino Médio e Superior. Fazemos com que eles possam discutir o tema de forma aberta e clara no sentido de que a droga não combina com a qualidade de vida”, explicou.

Pelegrine Neto/SSP-AM, Carlos Soares/SSP-AM e Divulgação/PMAM

Proerd – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) vem atuando desde 2002 com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Realizada pela PM, a iniciativa alcançou mais de 612 mil crianças e adolescentes em mais de 40 mil escolas da rede estadual, municipal e particular do estado.

Segundo o coordenador, major Alisson Henriques, o programa é estruturado em quatro categorias, trabalhando com crianças, adolescentes e pais. “Toda a metodologia é diferenciada, conforme a faixa etária. Usando linguagem mais simples, para nossas crianças, até uma linguagem mais direta para os nossos pais, que são o nosso público adulto. Nós procuramos direcionar os pais sobre como dialogar com os filhos, como acompanhá-los, saber da vivência e rotina social deles”, ressaltou Henriques.

Proerd Baby – Em 2019, começou a ser desenvolvido o Proerd Baby, em parceria com a pré-escola Creche Infante Tiradentes. “A parceria com profissionais pedagógicos facilitou bastante o uso de uma linguagem mais simples e também a seleção de conteúdos mais adequados para serem trabalhados com as crianças pequenas”, ressaltou o major Henriques.

Para participar dos programas Formando Cidadão e Proerd, o aluno precisa estar matriculado na escola. O cadastro no “Formando Cidadão” pode ser feito por meio de um monitor em qualquer base da Polícia Militar. Já para fazer parte do Pró-Vida, as instituições de ensino e empresas podem solicitar as palestras pelo telefone (92) 3214-2225, da Delegacia-Geral.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 22 de julho de 2021 by Henrique Assunção