Porto Alegre (RS) confirmou, nesta terça-feira (17), o primeiro caso do ano de infecção pelo vírus Mpox. A identidade e o estado de saúde do paciente ainda não foram divulgados.
O resultado positivo para Mpox foi confirmado pela Vigilância Sanitária de Porto Alegre. Segundo as autoridades de saúde, o paciente mora na capital gaúcha, mas teria contraído a doença fora do estado. Ele procurou atendimento depois de manifestar sintomas compatíveis com a infecção.
Em 2025, onze casos da doença foram registrados em Porto Alegre. Em todo o país foram mais de 14 mil casos, com 17 mortes.
O vírus Mpox pertence ao mesmo gênero do vírus da varíola. Ele é transmitido principalmente pelo contato direto com lesões na pele, secreções respiratórias e saliva de pessoas infectadas. O período de incubação varia de 3 a 21 dias.
Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dores musculares, ínguas, que são inchaços, além de manchas na pele. A infectologista Cynara Carvalho Nunes faz um alerta: pessoas que detectarem erupções, bolhas ou feridas na pele, devem procurar atendimento.
*r7/Foto: Reprodução


