Início Amazonas Povo Waimiri Atroari enfrenta desafios e violações de direitos e território

Povo Waimiri Atroari enfrenta desafios e violações de direitos e território

0

O povo Waimiri Atroari tem uma história marcada por violações de direitos e impedimentos ao exercício livre da identidade. O território dos indígenas compreende cinco municípios: Novo Airão, Presidente Figueiredo, Urucará, no Amazonas, e Rorainópolis e São José da Baliza, em Roraima.

Impactos socioambientais, genocídio e deslocamento forçado marcaram a história da etnia, que quase desapareceu entre as décadas de 1970 e 1980.

Em meados de 1905, eram estimados cerca de 6 mil indígenas, número que caiu para 3 mil na década de 1970 e apenas 374 em 1983, segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Confrontos

Por mais de um século, os Waimiri Atroari lutaram incansavelmente contra garimpeiros, caçadores, castanheiros, soldados da Polícia Militar do Amazonas e o Exército, sendo quase dizimados no período da construção da Rodovia BR-174.

Os Waimiri Atroari já foram considerados os indígenas mais bravos na Amazônia e no Brasil (estigmatizados em Roraima e Manaus após um ataque a uma missão religiosa e matarem o padre Calleri). “A sociedade tinha um verdadeiro terror deles” e quem ficava ao lado deles era discriminado e acusado de violência. Pessoas da própria Funai tinham receio de realizar operações que se aproximassem do povo.

Documentário

Em uma expedição inédita no território indígena, a equipe da Rede Amazônica teve a oportunidade de conhecer o cotidiano das aldeias situadas ao longo da estrada e imersas na Amazônia. — Foto: Rede Amazônica

Toda a história de resistência dos Waimiri Atroari será contada no programa “Kinja – gente de verdade”, que vai ar no dia 30 deste mês, logo após o Fantástico.

*g1

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 24 de abril de 2023 by Redação OPP