O Centro de Convenções Juracema Holanda, em Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus), virou objeto de disputa entre a Airma (Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus), que organiza o Fecani (Festival da Canção de Itacoatiara), e a prefeitura do município, que promove o Expofest. Ambos querem usar o local nos mesmo dias, na semana da Pátria.
No início deste mês, a Airma obteve decisão judicial para usar o centro de eventos para a realização do Fecani, evento tradicional no município, entre os dias 6 e 9 de setembro. A associação alegou que, desde o dia 3 de fevereiro, encaminhava ofícios à prefeitura solicitando o uso do espaço público, mas não recebia respostas.
Na decisão judicial, o desembargador Abraham Campos Filho, do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), disse que o centro de eventos é palco do Fecani desde 2003 [entre e2020 e 2022 não ocorreu em razão da pandemia], o que “reforça a expectativa não somente da associação, mas de todos aqueles que direta e indiretamente se encontram envolvidos com o evento”.
Na terça-feira (18), doze dias após a decisão judicial, a prefeitura comunicou a Airma, através de ofício, que não poderá liberar o local porque começará, no dia 1º de agosto, as “adequações estruturais e manutenções necessárias ao bom funcionamento” do local nos dias da segunda edição da Expofest, evento da prefeitura que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de setembro.
A Airma voltou ao TJAM, nesta quarta-feira (19), para reclamar da postura do município e pedir punição à prefeitura por descumprimento da decisão judicial. A associação alegou que, mesmo tendo conhecimento da ordem judicial, a prefeitura “insiste em arrumar subterfúgio para protelar o cumprimento da referida decisão”.
De acordo com a Airma, o Fecani existe há 20 anos e o Centro de Convenções é um legado do evento. “Foi construído pelo Governo do Amazonas para ser realizado especialmente o Fecani, uma vez que na época, estava se tornando um grande evento e que a quadra poliesportiva no centro da cidade não estava suportando a grande proporção de pessoas”, disse a associação.
A Expofest foi criada no ano passado e é organizado pela prefeitura. Em 2022, com recursos do governo estadual, a prefeitura contratou os artistas Zé Vaqueiro, Joelma e Léo Magalhães para o evento, realizado entre os dias 3 e 6 de setembro.
Neste ano, a primeira publicação sobre a festa foi feita no dia 13 de julho. Um vídeo com o nome do evento e a mensagem “vem aí” foi publicado nas redes sociais.
Foto: Divulgação/Airma
*Amazonas Atual