Prefeito de Palmas é preso por vazamento de informação no STJ

Publicado em

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (27/6), três mandados de prisão e outros três de busca e apreensão em nova fase da Operação Sisamnes para avançar na apuração sobre o vazamento de informações sigilosas sobre inquéritos no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Um dos alvos de mandado de prisão é o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (foto em destaque). Ele se entregou à polícia.

O policial civil Marcos Albernaz e o advogado Antonio Ianowich Filho também são alvos da operação e foram presos nesta sexta.

As medidas foram autorizadas pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, e são cumpridas em Palmas, no Tocantins. A investigação sobre vazamento é parte da apuração sobre venda de sentenças no STJ apurada na operação Sisamnes.

“A apuração revelou indícios de que informações confidenciais estariam sendo antecipadamente acessadas, articuladas e repassadas a investigados, com o envolvimento de agentes públicos, advogados e operadores externos”, diz a PF.

Os investigados são suspeitos de utilizarem as informações vazadas, diz a PF, para proteger aliados, frustrar ações policiais e construir redes de influência.

Como mostrou a coluna da Mirelle Pinheiro, conversas encontradas pela PF na Sisamnes indicam o vazamento de informações de casos que tramitam no STJ. Em um dos diálogos, o prefeito de Palmas (TO), Eduardo Siqueira Campos (Podemos), diz ter recebido informações de um ministro do STJ pouco tempo antes de uma operação ser deflagrada.

No diálogo com o advogado Thiago Marcos Barbosa de Carvalho, sobrinho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o prefeito afirma que o ministro João Otávio de Noronha, do STJ, teria lhe passado informações antecipadas sobre uma operação da PF deflagrada em 2010.

“Esse Noronha, há 15 ou 18 anos, ele me chamou em Brasília e falou para mim: ‘Siqueira, só para avisar ao teu pai que vão ser afastados quatro desembargadores’, disse o prefeito agora preso na mensagem.

Fonte: Metrópoles/Foto:Reprodução/redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF apresenta pedido de suspeição contra Toffoli após acessar celular de Vorcaro

A Polícia Federal (PF) apresentou arguição de suspeição contra o ministro...

Clima: combinação de calor e chuva prevalece nesta 5ª; confira

De acordo com o mapa de avisos meteorológicos do...

Bolsonaro volta a pedir prisão domiciliar humanitária a Moraes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu novamente ao ministro do Supremo...

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...