Início Cidade Prefeitura de Manaus alinha termo de cooperação com Campo Grande para implantar...

Prefeitura de Manaus alinha termo de cooperação com Campo Grande para implantar serviços on-line

0

Facilitar a vida do cidadão, do empreendedor e do empresário, além de deixar Manaus entre as cidades do Brasil com melhor ambiente de negócios. Com essa diretriz do prefeito David Almeida, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) está alinhando com a Prefeitura de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, os termos de um Termo de Cooperação para desenvolvimento de sistemas on-line de licenciamento urbano e futuro treinamento de corpo técnico.

Nesta segunda-feira, 26/7, equipes do Implurb participaram de reunião virtual com o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) de Campo Grande, Luís Eduardo Costa, para troca de experiências e conhecimento do “Alvará Imediato” em implantação na capital de Mato Grosso do Sul.

O termo terá um esboço produzido pelo Implurb  para futura assinatura na troca de informações, expertise e possíveis treinamentos.

Construção

Desde o início do ano, Campo Grande deu início às ações para o “Alvará Imediato” tanto para construção quanto para reforma, visando facilitar a vida de quem precisa construir e empreender, reduzindo a interferência do Estado nos processos e aplicando a lei de liberdade econômica, com a modalidade auto-declaratória.

“Dar responsabilidade a quem de direito. Hoje se aumenta exponencialmente para a municipalidade um trabalho que é de consultoria, de análise de pormenores, quando o que importa é olhar para o coletivo, para parâmetros de permeabilidade, afastamento, plantio de árvores, mobilidade, impacto no trânsito”, comentou Luís Costa durante a reunião.

Em Campo Grande, segundo a secretaria, o alvará rápido é voltado para construções de baixa complexidade e de baixo impacto, de residência unifamiliar, residências multifamiliares de até 5 unidades e projetos de edificações de atividades de comércio com área de até 500 metros quadrados. Segundo o secretário, esse corte corresponde a 73% dos processos que entram na Semadur e precisam de análise com pessoal. Hoje esse processo é informatizado. O licenciamento na cidade é eletrônico desde 2011.

Para criar o “Alvará Imediato”, a capital de Mato Grosso do Sul teve o suporte de uma lei complementar e implantação de sistemas de informação e eletrônicos de análise automatizada.

Diretrizes para Manaus

O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, afirmou que entre as diretrizes do prefeito David Almeida estão o desenvolvimento de ações comprometidas com o social e com o ambiente de negócios, integrando secretarias e alinhando informações.

“Isso surtirá efeito em um curto espaço, produzindo processos desburocratizados, simplificados, mais eficientes e mais rápidos. Hoje somos a 9ª capital em aceleração de licenciamento e queremos ficar entre as cinco melhores cidades. Estamos trabalhando em algumas legislações e integrações de sistemas para lançar a CIT Online e um alvará de construção ‘Express’, para tipologias de baixo impacto, tipos 1 e 2”, explicou Valente.

Para o diretor-presidente, não é responsabilidade das prefeituras discutirem larguras de escadas e janelas, sendo essas competências privativas de empreendedores e proprietários, seguindo os requisitos técnicos e normas consolidadas em todo o Brasil. “O princípio é devolver, resgatar aos profissionais, a competência de trabalhar com os parâmetros urbanísticos existentes e focar no que é coletivo, se vai comprometer a mobilidade da via, a permeabilidade, o gabarito. A prefeitura não pode ficar tutelando poderes”, completou.

Luís Eduardo Costa afirma que é uma quebra de paradigmas, porque o assunto nunca esteve na ordem do dia dos grandes debates nacionais, apesar de entraves e burocracia provocarem prejuízo de bilhões para o setor da construção civil no licenciamento. “Precisamos começar a largar a mão de ser co-autores de projetos”.

Tutela

“A Prefeitura de Manaus vai diminuir a sua tutela sobre as ações de técnicos, engenheiros, arquitetos e empreendedores dessas tipologias. Essa é uma tendência nacional, está sendo feita em Cuiabá, Mato Grosso do Sul, Fortaleza, Goiânia, São Paulo. E nós não somos diferentes e estamos buscando caminhos de simplificar algumas legislações e procedimentos, além de integrar ações entre as secretarias licenciadoras em Manaus, para evitar duplicidade de trabalho e para que se consiga licenciar num curto espaço de tempo, com segurança jurídica”, afirmou Carlos Valente.

Para o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, o desafio é entender procedimentos, integração e sistemas para agilizar processos de licenciamento automatizados para Manaus.

“Estamos conhecendo o projeto de Campo Grande, que pode emitir alvarás em até 48 horas. O profissional envolvido naquela contratação passa a ser o responsável pelas informações prestadas. Tira essa tutela do poder público e permite a emissão de alvará de construção num tempo mais rápido. Vamos em busca de preparar nosso corpo técnico, sistemas, ferramentas e legislação em vigor”, disse Andrade.

Modelo

Em Campo Grande, com o “Alvará Imediato”, o profissional que o solicita é o responsável técnico, atestando que a obra será executada de acordo com o projeto apresentado, assumindo toda a responsabilidade, inclusive quanto à segurança, habitabilidade, higiene e estabilidade, cumprindo as normas técnicas brasileiras e todas as exigências das legislações municipais, estaduais e federais.

*Com informações assessoria

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 26 de julho de 2021 by Larissa Ellen