Início Cidade Prefeitura diz que não há decisão judicial e mantém cobrança do IPTU...

Prefeitura diz que não há decisão judicial e mantém cobrança do IPTU 2023, em Manaus

0

A Prefeitura de Manaus informou nesta quinta-feira (30) que a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023, que tem o vencimento da cota única e primeira parcela programado para esta sexta-feira (31), está mantida. A afirmação é do procurador-geral do município, Rafael Lins Bertazzo.

Na quarta (29), a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) pediu da Justiça Estadual a suspensão da cobrança do imposto. Segundo a DPE, houve um “espantoso aumento” do valor cobrado neste ano na comparação com anos anteriores.

No entanto, segundo Betazzo, não há qualquer decisão judicial que suspenda o recolhimento do imposto.

“Ficamos sabendo informalmente, por meio das redes sociais, que houve uma demanda da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, questionando o recadastramento e a cobrança do IPTU 2023. Trata-se apenas de uma solicitação e não há decisão do Judiciário. Portanto, enquanto não houver pronunciamento da Justiça, a cobrança está mantida”, declarou.

Com a ampliação do prazo para pagamento do tributo, as novas guias poderão ser emitidas diretamente no portal de serviços tributários da Prefeitura (manausatende.manaus.am.gov.br).

De acordo com o secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, os contribuintes que tierem dúvidas sobre o lançamento do IPTU 2023, podem procurar a prefeitura para esclarecer dúvidas.

“A ação consertou uma defasagem de 12 anos. Ou seja, no decurso desse tempo, as alterações de construções e ampliações dos imóveis não constavam na base cadastral”, explicou.

A central de atendimento fica na avenida Japurá, 493, no Centro. É importante ter a notificação de lançamento em mãos e documentações que comprovem todas as características atuais do imóvel em questão.

*G1AM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 30 de março de 2023 by Mara Noronha