Após sucessivos casos de assaltos a ônibus do transporte coletivo em Manaus, o vereador Capitão Carpê (Republicanos) cobrou, da tribuna da Câmara Municipal (CMM) nesta terça-feira (27), que a Prefeitura invista em algum programa que promova segurança aos usuários e trabalhadores do sistema de transporte.
Segundo o parlamentar, uma estratégia seria a criação de um monitoramento das rotas, nos moldes do Centro de Operações em Segurança Escolar (Cose), que é realidade nas unidades de ensino da capital.
Carpê lembrou que a operação Catraca, realizada pela Polícia Militar nos coletivos, tem reduzido significativamente o número de assaltos e cobrou que o Executivo Municipal seja parte atuante para resolução desse problema.
“Se trabalharmos com inteligência e empregarmos o efetivo da Polícia Militar de forma estratégica é possível reduzir os índices de ocorrência. A operação Catraca é um exemplo. A Prefeitura tem o Cose e porque não tem uma central de monitoramento do transporte coletivo?”, indagou.
O parlamentar destacou, ainda, a importância da ampliação do debate sobre o tema no parlamento municipal e defendeu o projeto do vereador Lissandro Breval (Avante), que visa criar o Botão do Pânico nos ônibus.
*Foto: Divulgação
*Com informações da Assessoria