Prefeituras municipais são mobilizadas para intensificar a regularização fundiária no interior do Amazonas

Publicado em

A mobilização de prefeituras do interior foi pauta de reunião do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos e o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Anderson Sousa.

Em reunião com o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Anderson Sousa, o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos anunciou que o Poder Judiciário Estadual pretende mobilizar as prefeituras municipais do interior do Estado para uma ampla ação em prol da regularização fundiária.

A providência se somará a outras frentes de trabalho conduzidas pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) e reforçará as iniciativas do programa “Solo Seguro” no Amazonas.

De acordo com as tratativas realizadas pelos dirigentes da CGJ-AM e da AAM, a mobilização das prefeituras municipais deve abranger iniciativas como a elaboração e disponibilização de cartilhas instruindo como desenvolver efetivamente a regularização fundiária no âmbito dos municípios; a oferta de capacitação técnica direcionada a servidores municipais que atuam no segmento; a elaboração de acordo de cooperação técnica, além da realização de mutirões de regularização fundiária (sobretudo em períodos como a “Semana Solo Seguro”, prevista para ocorrer no próximo mês de junho).

A reunião, realizada na sede da CGJ-AM, contou com a presença de delegatários de serventias extrajudiciais, os quais contribuirão com o projeto de mobilização dos Executivos Municipais.

Na reunião, o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos informou que outras medidas vêm sendo executadas pela CGJ-AM com o objetivo de impulsionar a regularização fundiária no Amazonas.

Dentre as mais recentes, o corregedor-geral de Justiça destacou: o lançamento do “Prêmio Solo Seguro TJAM” com o qual o Poder Judiciário Estadual reconhecerá publicamente ações de impacto social desenvolvidas por órgãos do Poder Executivo, cartórios, órgãos auxiliares da Justiça, entidades da sociedade civil e iniciativas acadêmicas; editou Provimento mobilizando juízes do 1.º Grau a intensificação das ações de fomento à regularização fundiária; encaminhou ofícios a prefeitos motivando a realização de projetos de incentivo à regularização fundiária e tem realizado reuniões rotineiras com dirigentes de órgãos como a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Além das ações elencadas, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas deve reunir-se, também, com a direção do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) para projeção de iniciativas com a mesma finalidade.

Fotos: Marcus Phillipe/TJAM/ Informações Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...