Presidente da FIA teria tentado impedir aprovação da pista de Vegas na F1, diz site

Publicado em

Sob investigação por tentar interferir no resultado do GP da Arábia Saudita e reverter uma punição a Fernando Alonso, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) foi acusado de mais uma infração. Desta vez, Mohammed Ben Sulayem teria tentado barrar a certificação do circuito de Las Vegas, que marcou o retorno da Cidade do Pecado à F1 em 2023. A informação é da britânica BBC.

Segundo a emissora britânica, o denunciante – o mesmo que revelou a suposta tentativa de interferência na Arábia Saudita – teria recebido um pedido “a mando do presidente da FIA” para achar formas de não atestar a segurança do circuito para provas de automobilismo. A alegação está inclusa em um relatório do oficial de compliance da FIA ao comitê de ética.

– De uma perspectiva esportiva e de segurança, a aprovação do circuito de Las Vegas sucedeu o protocolo da FIA em termos de inspeção e certificação. Se você recorda, houve um atraso na disponibilidade da pista para inspeção devido a trabalhos de construção em andamento da organização local – disse um porta-voz da FIA.

O relatório acrescenta que os oficiais “foram incapazes de encontrar quaisquer problemas com o circuito, e portanto certificaram a pista como apropriada para a corrida”. Quando questionado por mais detalhes, o denunciante teria dito que “problemas no circuito deveriam ser identificados artificialmente, independentemente de sua existência verdadeira, com o objetivo final de reter a licença”.

O denunciante disse que um oficial foi designado com a tarefa, além de outros dois profissionais presentes na sala no momento. Segundo a BBC, outros oficiais presentes teriam “uma lembrança diferente dos eventos em relação ao denunciante”.

O tricampeão Max Verstappen venceu a corrida em Vegas, cuja realização foi amplamente divulgada pela F1. A etapa também foi marcada por problemas com uma tampa de bueiro, que se soltou e encerrou precocemente o TL1 após danos so carro de Carlos Sainz, da Ferrari.

O espetáculo da F1 em Vegas sucedeu uma série de reclamações da população local. Na preparação para o GP, residentes se queixaram do impacto da poluição sonora e do maior trânsito devido às obras. O heptacampeão Lewis Hamilton cobrou respeito aos moradores de Vegas – e o CEO da Liberty Media, Greg Maffei, pediu desculpas à população.

Em respeito ao Ramadã, a F1 2024 segue para sua próxima corrida no sábado, 9 de março, com o GP da Arábia Saudita.

Fonte: Globo Esporte/Foto: Mandoga Media/Getty Images.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

João Fonseca pode igualar Sinner e Alcaraz com título do Next Gen ATP Finals: “Caminho certo”

João Fonseca está no caminho de se tornar um...

Dois pilotos da Marinha dos EUA se ejetam de caça atingido por ‘fogo amigo’ no Mar Vermelho

Dois pilotos da Marinha dos Estados Unidos precisaram se ejetar de...

Israel atinge escola e mata 17 palestinos em ataques a Gaza; hospital tem ordem de evacuação

Ataques israelenses em toda a Faixa de Gaza mataram pelo menos...