Presidente do Conselho de Regulação do Amazonas anuncia consultas e audiências públicas sobre o gás natural

Publicado em

Durante a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Cercon), realizada na sexta-feira (28/04), o presidente João Rufino Júnior informou aos demais membros do grupo que serão realizadas consultas e audiências públicas para tratar sobre a proposta de atualização de uma resolução e a definição de algumas tarifas do serviço de gás natural canalizado (GN) no Amazonas.

O informe seguirá para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). A primeira consulta abordará a Proposta de Revisão da Resolução nº 003/2022 – Cercon/Arsepam, que regulamenta a modalidade de Serviços de Movimentação de Gás para atendimento aos consumidores livres, autoprodutores e autoimportadores; e as outras tratarão sobre as definições das Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição de Gás Canalizado (TUSD) e de Serviço de Operação e Manutenção (TOM).

Após o recebimento das contribuições por meio da página eletrônica da Arsepam (www.arsepam.am.gov.br), a Agência Reguladora publicará, em seu site, os relatórios com os resultados de cada consulta, juntamente com a redação final da proposta de revisão da resolução e das notas técnicas sobre as tarifas TUSD e TOM. As datas das audiências públicas serão divulgadas posteriormente.

Rufino Júnior destaca que a medida tem como objetivo reunir o maior número de contribuições para aprimorar o mercado livre de gás natural no estado. Além disso, ele salienta que o Governo do Amazonas reconhece e vem investindo no GN como um novo vetor de desenvolvimento econômico. 

“São três importantes marcos regulatórios que certamente irão posicionar a regulação do estado do Amazonas entre as principais do nosso país”, finalizou o presidente.

Saiba mais

Além dessas temáticas, na 4ª Reunião Ordinária foram apresentados os relatórios das visitas técnicas realizadas nas Estações de Medição e Redução de Pressão (EMRPs), da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), em cinco usinas termelétricas do estado.

Também foram divulgados os balanços das Operações Viagem Segura (Semana Santa e Feriado de Tiradentes), realizadas no mês de abril, nos serviços de transportes intermunicipais.

Entenda

Dentro de sua estrutura organizacional, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) conta com o Cercon, órgão colegiado de caráter deliberativo e recursivo das atividades da autarquia. As reuniões ocorrem uma vez ao mês, ou mediante solicitação extraordinária para questões de urgência.

O Cercon possui representantes de concessionárias, órgãos públicos estaduais e municipais, da população, entre outros.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...