O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), confirmou nesta segunda-feira (11) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará o estado no próximo domingo (17/11). Biden passará de três a quatro horas em Manaus, com uma agenda voltada para discussões sobre a preservação da Amazônia e possíveis investimentos dos EUA nessa área. A visita de Biden ao Amazonas faz parte de uma estratégia de cooperação internacional para proteção ambiental, que tem despertado o interesse de diversos líderes globais.
Wilson Lima destacou que o interesse de uma potência como os Estados Unidos em investir na Amazônia representa uma oportunidade de fortalecer as ações de conservação dos recursos naturais e de proteção das comunidades locais.
“Com relação à agenda do presidente americano, ele deve pousar aqui, no domingo, e ficar por três ou quatro horas no estado do Amazonas. Todas as vezes que recebemos a sinalização de um país como os Estados Unidos, interessado em aportar recursos para podermos avançar na preservação, não só dos recursos ambientais, mas também da nossa população, isso é importante”, disse Wilson Lima durante uma coletiva pela manhã.
Além de reforçar o compromisso dos EUA com a preservação ambiental, a visita de Biden a Manaus antecede sua participação na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro. Durante o encontro no G20, líderes das principais economias do mundo devem discutir questões como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e estratégias para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
A confirmação da presença de Biden na Amazônia foi divulgada na última quarta-feira (7) pela Casa Branca, destacando a relevância global da região amazônica.
Foto: Divulgação /Am Post