Procon-AM intervém para garantir direitos de passageiros com voo cancelado para Carauari

Publicado em

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) foi acionado, através de denúncias feitas por passageiros, que embarcariam de Manaus para o município de Carauari (a 787.50 quilômetros da capital), na quinta-feira (27/04), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que o voo havia sido cancelado sem comunicação prévia por parte da MAP Linhas Aéreas, responsável pelo voo.

A equipe de fiscalização foi ao local e encontrou 17 passageiros, na área de check in, com seus pertences e sem nenhuma explicação por parte da MAP sobre o motivo do cancelamento.

“Ao chegar ao Aeroporto, encontramos um grupo de pessoas com seus pertences e sem atendimento devido. A informação dada foi apenas de que o voo estava cancelado. Com a nossa chegada, a equipe da companhia informou que o voo havia sido cancelado e que somente na próxima terça-feira (02/05), haverá voo com destino a Carauari” afirmou o chefe de fiscalização do Procon, Pedro Malta.

O Procon-AM cobrou uma resposta da empresa com urgência e medidas para atenuar o transtorno dos passageiros que já estavam, há mais de 40 minutos, aguardando uma solução por parte da MAP Linhas Aéreas.

A medida exigida pelo Procon/AM foi a de acomodação para todos os passageiros com traslado e a reacomodação de todos no próximo voo para o município. Por conta da rota do próximo voo estar distante da data original, a companhia está estudando um voo extra para não prejudicar ainda mais os passageiros, porém essa medida ainda não foi confirmada.

O diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe, informa que todas as medidas foram tomadas para garantir o direito do consumidor, assegurada pela resolução 400/2016 da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), diz em casos de cancelamento ou atraso de voo.

Em primeiro lugar, é bom salientar que o passageiro tem direito ao acesso à informação, que inclui status do voo, se está no horário ou irá atrasar, sendo dever da companhia fornecer essas informações. Como neste caso em que o voo foi cancelado, ela deve informar imediatamente aos passageiros, o que não foi feito por parte da MAP Linhas Aéreas”, enfatiza Fraxe.

“O Procon/AM realizou o auto de constatação e está acompanhando o caso com muita atenção até que seja solucionado a situação e embarcados todos os 17 passageiros ao destino final, cumprindo os direitos do consumidor após o cancelamento do voo”, afirma Fraxe.

Para registrar denúncias ou reclamações, pedimos aos consumidores podem entrar em contato com o órgão de proteção ao consumidor por meio do telefone (92) 3215-4009 / 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h) exceto feriados, e, ainda, pelo www.procon.am.gov.br ou e-mails: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br atendimentoprocon@procon.am.gov.br .

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...