Proposta muda leis para combater obras inacabadas nas cidades

Publicado em

BRASÍLIA – Projeto de Lei 4827/23 muda duas leis (Estatuto da Cidade e nova Lei de Licitações) para induzir a conclusão de obras inacabadas nas cidades brasileiras. O texto abrange obras públicas e privadas e está em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta considera o imóvel subutilizado (conceito previsto na Constituição e regulamentado pelo Estatuto da Cidade) quando uma obra iniciada não estiver concluída no período de 10 anos. Se o projeto for aprovado, lei municipal poderá estabelecer penalidades ao proprietário.

O projeto também proíbe a realização de novas licitações no município com obra cujo prazo de execução tenha extrapolado.

“É importante que a legislação brasileira possua dispositivos que forcem particulares e poder público a finalizar as obras iniciadas”, avalia o deputado José Medeiros (PL-MT), autor da proposta.

“Em 2019, auditoria do Tribunal de Contas da União analisou 30 mil obras públicas financiadas com recursos do Poder Público Federal, e mais de 30% foram consideradas como paralisadas ou inacabadas”, afirma o autor da proposta, na justificativa do projeto de lei.

“Entre os motivos que causaram essa situação, de abandono, estão contratação com base em projeto básico deficiente; insuficiência de recursos financeiros de contrapartida; e dificuldade
de gestão dos recursos recebidos”, diz Medeiros.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; Finanças e Tributação, onde aguarda definição de relator; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Chuva atinge grande parte do país na sexta-feira pré-Carnaval; confira

Os foliões que pretendem curtir o Carnaval já nesta sexta-feira (13/2) devem...

Secretário de GO escreveu carta antes de atirar em filhos e se matar

O secretário de Governo do município de Itumbiara (GO), Thales Machado,...

Caso Master: Toffoli diz que ‘jamais recebeu qualquer valor’ de Daniel Vorcaro

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli afirmou, por...

Morte de tio, roubo e herança: entenda novos acontecimentos ligados a Suzane Richthofen

A empresária Carmen Silvia Gonzalez Magnani prestou depoimento à Polícia...