Quatro deputados estaduais de São Paulo foram autorizados a usarem a verba do gabinete para colocarem blindagem em seus carros. O direito foi concedido pela Mesa Diretora da Alesp (Assembleia Legislativa) em publicação na sexta-feira (11), em seu Diário Oficial.
Segundo o documento, Tomé Abduch (Republicanos), Lucas Bove (PL), Gil Diniz (PL) e Daniel Soares (União Brasil) foram selecionados para receber “autorização para locação de veículo automotor com blindagem”.
O Diário Oficial aponta que, por não causar prejuízos ao poder legislativo, a autorização foi liberada de forma excepcional aos eleitos. Segundo a Alesp, o custo para locação de um veículo blindado é de inteira responsabilidade do parlamentar, realizado por meio de sua verba de gabinete.
Em nota, a Alesp informou que a locação de veículos blindados por deputados, como medida excepcional, depende de solicitação do parlamentar, análise técnica e aval da Polícia Militar da Casa, além da autorização da Mesa Diretora para ser realizada.
A Assembleia também informou que, para locar um veículo blindado, o deputado precisa justificar a necessidade apresentando um boletim de ocorrência que registre ameaça à integridade física ou material jornalístico de redes sociais. Também serve como prova mensagem de texto que demonstrem ameaça concreta de agressão recebida pelo parlamentar.
*R7/FOTO: DIVULGAÇÃO/ALESP