Quem é Brubeyk do Nascimento, preso no AM suspeito de negociar com outros países ouro extraído em terras indígenas

Publicado em

Brubeyk do Nascimento foi um dos alvos das três operações da Polícia Federal, deflagradas no Amazonas e em outros estados, na manhã desta quarta-feira (20). O homem é suspeito de negociar com outros países ouro extraído ilegalmente em Terras Yanomami.

Nesta quarta, a Polícia Federal realizou três operações no país. Brubeyk do Nascimento é citado em todas:

  • Emboabas – Amazonas
  • Lupi – Tocantins
  • Eldorado – Roraima

As três operações investigam o garimpo e comércio ilegal de ouro do Território Indígena (TI) Yanomami e cumprem, ao menos, quatro mandados de prisão e outros 48 de busca e apreensão no DF e em 8 estados: RR, GO, AM, DF, TO, SP, MG, RN e PA.

Segundo as investigações, o minério de ouro extraído de garimpos ilegais na Terra Yanomami e da Venezuela era comercializado no exterior. A suspeita é que a ação ilegal movimentou quase R$ 6 bilhões.

Entre os alvos está Brubeyk, que foi preso em um condomínio de casas de luxo em Manaus. Ele é o único alvo em comum nas operações Emboabas, Lupi e Eldorado.

De acordo com a PF, Nascimento teria montado um esquema de remessas ilegais para negociar no exterior o ouro extraído em garimpos ilegais na TI Yanomami.

Nascido em Goiás, Brubeyk é formado em engenharia mecânica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo. Após a formação, ele morou em diferentes cidades, incluindo Manaus e municípios no Pará.

Brubeyk exibe uma rotina comum de uma pessoa de classe média que compartilha a vida nas redes sociais.

Sem compartilhar viagens de luxos ou viagens para lugares paradisíacos, ele mostra interesse por carros antigos, churrasco com os amigos e idas a restaurantes.

Fotos com a família também estão entre as postagens que ilustram o dia a dia do goiano.

No entanto, a vida de Brubeyk começou a mudar quando ele foi preso pela primeira vez no Aeroporto de Manaus, em 2020. Segundo a PF, Nascimento tentou embarcar ilegalmente para os Estados Unidos, junto com dois norte-americanos, com 35 kg de ouro.

Quando foi preso, na manhã desta quarta-feira (20), ele tinha mandados de prisão abertos por três estados: Amazonas, Roraima e Tocantins.

A reportagem procurou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para saber por quais crimes Brubeyk responde no mandado que estava em aberto no estado e aguarda retorno.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

*g1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

BRACOLPER 2025: Brasil, Colômbia e Peru realizam exercícios no Rio Amazonas

Há mais de meio século consolidada como símbolo da...

“Militia”: operação deflagrada pelo MPAM prende policiais por roubo, extorsão e sequestros em Manaus

Ação do Ministério Público, em parceria com as Polícias...

Exclusivo: Zé Felipe se pronuncia sobre boatos de affair com Ana Castela

Zé Felipe se pronunciou nesta terça-feira (29) sobre os boatos...