Rádio de comunicação indígena do Amazonas recebe prêmio internacional

Publicado em

A Rádio Sapupema recebeu o Prêmio Internacional realizado durante o I Fórum da Amazônia neste sábado (17/06), no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), Av. Mário Ypiranga, 3.950 – Flores. A sede da rádio e suas operações são realizadas no Centro de Empreendedorismo Indígena Yandé Muraki cedida e apoiada pela Fundação Estadual do Índio (FEI).

O primeiro veículo de comunicação criado especialmente para a população indígena do Amazonas e teve o seu nome “Sapupema” dado pelo movimento indígena do Amazonas. O responsável pela rádio é o jornalista Yuri Magno que atua como apresentador dos programas. 

Atualmente, a rádio tem o alcance de 50 municípios no interior com o pico de 24 mil ouvintes nas comunidades indígenas do Estado sendo áreas de maior audiência as aldeias localizadas na área de Rio Solimões e no Baixo Amazonas. O programa de maior sucesso da rádio é o “Conversa de Parente” com foco informativo.

Yuri quando recebeu a notícia da vitória do prêmio ficou surpreso, pois a rádio ainda é muito nova e não é tão popular fora do nicho indígena.

“Eu fiquei sem entender no começo, fiquei muito feliz depois que a ficha caiu, acredito que este prêmio veio para mostrar para o Estado o verdadeiro significado dela existir, esse é um grande passo que estamos dando para a comunicação indígena”, compartilhou Magno.

O diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, ficou feliz com o reconhecimento da rádio Sapupema e acredita que o veículo representa uma evolução no acesso à comunicação entre os povos indígenas.

“A rádio Sapupema está presente nas aldeias, os parentes a escutam para ficarem bem informados, nós da FEI ficamos felizes com o ótimo trabalho do parente Yuri e com o sucesso da rádio com o público indígena”, pontuou Trovão. 

No dia 1º de junho, Trovão concedeu uma entrevista para rádio onde destacou os 90 dias de sua gestão à frente da instituição e reforçou o trabalho da sua equipe marcada por seu constante diálogo e aproximação com os povos tradicionais do Amazonas com criação de projetos e políticas públicas.   

I Fórum da Amazônia

É realizado pelo Instituto Internacional de Comunicação e Proteção da Amazônia (ICDAM), em parceria com a Ordem Templária do Brasil (OTB) com o objetivo de unificar as bandeiras em defesa da sustentabilidade, preservação, educação ambiental e cultural, turismo ecológico, ações humanitárias, projetos inovadores, governamentais e institucionais por meio da troca de experiências bem-sucedidas, desenvolvidas na região Amazônica.

FOTOS: Divulgação/FEI

*Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Times brasileiros do Mundial vão ter de pagar mais imposto por causa do tarifaço?

O presidente americano, Donald Trump, anunciou, na quarta-feira (9), que...

Os perigos do vape e o avanço silencioso do pulmão de pipoca

Nos últimos anos, o uso de cigarros eletrônicos, conhecidos...

Quem paga a conta da nova tarifa de Trump? Brasil perde mercado, e preços podem subir nos EUA

A nova tarifa de 50% contra produtos brasileiros, anunciada pelo...