Início Brasil Reajuste de planos de saúde individuais e familiares não pode passar de...

Reajuste de planos de saúde individuais e familiares não pode passar de 6,06%, determina ANS

0

ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) limitou a 6,06% o percentual de reajuste anual que poderá ser aplicado aos planos de saúde de assistência médica individuais e familiares regulamentados. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (23), e o percentual será válido para o período de maio de 2025 a abril de 2026.

A medida abrange contratos que atendem mais de 8,6 milhões de beneficiários — o equivalente a 16,4% dos 52 milhões de pessoas que possuem plano médico no país.

Segundo a diretora-presidente interina e diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Carla Soares, o reajuste leva em conta as despesas assistenciais das operadoras em relação aos atendimentos realizados em 2024.

— Isso inclui tanto o custo dos procedimentos quanto a frequência com que os beneficiários utilizaram os serviços. Nosso objetivo é garantir equilíbrio ao sistema: proteger o consumidor de aumentos abusivos e, ao mesmo tempo, assegurar a sustentabilidade do setor — completou.

Cálculo do reajuste

Segundo a ANS, o valor final do plano de saúde é impactado por fatores como a inflação, a variação na frequência de uso do plano e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos hospitalares.

Informações no boleto

Com o anúncio do teto máximo de reajuste, os beneficiários de planos individuais ou familiares devem ficar atentos aos boletos de pagamento. É importante verificar se o percentual aplicado é igual ou inferior ao definido pela ANS (6,06%) e se a cobrança com o novo índice está sendo feita a partir do mês de aniversário do contrato — ou seja, o mês em que o plano foi firmado.

Atendimento ao consumidor

Em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a ANS pelos seguintes canais:

  • Disque ANS – 0800 701 9656: atendimento telefônico gratuito, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto feriados nacionais).
  • Formulário eletrônico Fale Conosco, disponível na Central de Atendimento ao Consumidor.
  • Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105.
  • Núcleos da ANS nas cinco regiões do país: confira como agendar o atendimento no site oficial.

 

 

 

*R7/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 23 de junho de 2025 by Mara Noronha