Início Cidade Reeducandas aprendem a produzir xampu e condicionador em penitenciária feminina

Reeducandas aprendem a produzir xampu e condicionador em penitenciária feminina

0

O curso de produção de xampu e condicionador é a nova aposta da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para as reeducandas do sistema prisional da capital amazonense. A atividade está sendo ensinada para 15 internas, nove do regime fechado e seis do provisório, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a ressocialização.                            

Com previsão para terminar nesta terça-feira (13/07), o curso, que teve início na semana passada, irá durar ao todo quatro dias. As aulas estão sendo ministradas no Centro Feminino de Educação e Capacitação (Cefec), localizado no quilômetro 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), por meio da parceria da Seap com a empresa de cogestão Reviver Administração Prisional Privada e a Segura Educacional.

A gerente administrativa do Cefec, Rafaela Soares, explicou como surgiu a ideia para a capacitação e as expectativas em cima disso. “Surgiu diante da necessidade das reeducandas com a higiene pessoal e os cuidados com os cabelos, tendo em vista que isso corrobora com a autoestima das mesmas. O objetivo aqui é que elas produzam os próprios xampus e condicionadores e que essa produção continue e atenda nossas unidades”.

Soares também destacou que a qualificação representará mais uma frente de trabalho para as apenadas, uma vez que será viável a inclusão de mais participantes no programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade.

Uma dessas vagas, inclusive, já tem dona. A interna Catarina* (nome fictício*) é a próxima da fila para fazer parte do programa. Dividindo seu tempo entre o curso de produção dos produtos capilares e o de pedreiro, ela comentou o que tem achado da experiência.

“O curso está sendo um conhecimento para levarmos lá para fora e assim termos uma oportunidade de melhorar nossa vida. Tudo que eu estou aprendendo aqui vai me agregar positivamente. Poder produzir os nossos próprios produtos também é algo que nos enche de alegria, afinal, tudo que fazemos aqui é de qualidade, e toda mulher merece poder se cuidar com o que há de melhor no mundo”, disse.

*Com informações da Assessoria

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 12 de julho de 2021 by Henrique Assunção