O rei Frederik X da Dinamarca assumiu o trono neste domingo (14), sucedendo a mãe, a rainha Margrethe II, que abdicou após 52 anos como monarca.
Margrethe, 83 anos, surpreendeu a nação na véspera de Ano Novo quando anunciou que planejava se tornar a primeira monarca dinamarquesa em quase 900 anos a renunciar voluntariamente ao trono.
A sucessão foi formalizada no momento em que Margrethe assinou a declaração de sua abdicação durante uma reunião do Conselho de Estado no parlamento, disse o palácio real. A Dinamarca, uma das monarquias mais antigas do mundo, não tem coroação.
A reunião contou com a presença de representantes do governo, Margrethe, Frederik, 55 anos, sua esposa australiana, Mary, 51 anos, que agora é rainha, e seu filho mais velho Christian, 18 anos, que é o novo herdeiro do trono.
Cerca de uma hora após a assinatura, a primeira-ministra Mette Frederiksen deveria proclamar o novo rei na varanda do parlamento e Frederik fará um breve discurso.
O novo rei e a rainha devem seguir de carruagem de volta à sua residência, Amalienborg, um complexo real construído na década de 1750 e localizado no centro de Copenhagen.
O casal continuará morando com Margrethe, que manterá seu título de rainha, em Amalienborg, embora em seus respectivos palácios no complexo octogonal.
Margrethe, que no passado havia dito que permaneceria no trono por toda a vida, não deu uma razão exata para sua decisão de renunciar, mas disse que uma grande cirurgia nas costas que ela sofreu em fevereiro do ano passado a fez considerar seu futuro.
“Pode ser que ela ache que o príncipe Frederik esteja preparado para assumir agora”, disse Lars Hovbakke Sorensen, historiador e professor associado da University College Absalon na Dinamarca.
“Ele tem 55 anos, e talvez a rainha quisesse evitar uma situação em que você tivesse um rei muito, muito velho, como viu com o príncipe Charles.” O rei britânico tinha 73 anos quando ascendeu ao trono após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, em setembro de 2022, aos 96 anos.
Em temperaturas quase congelantes, dezenas de milhares de pessoas de toda a Dinamarca convergiram para a capital para testemunhar os eventos, em um sinal da enorme popularidade da qual a monarquia desfruta na nação de quase seis milhões de habitantes.
A pesquisa mais recente feita após o anúncio de Margrethe de que abdicaria indicou que 82% dos dinamarqueses esperam que Frederik se saia bem ou muito bem em seu novo papel, enquanto 86% disseram o mesmo sobre Mary.
“Viemos aqui hoje porque isso é história sendo feita diante de nossos olhos. Nós apenas tínhamos que estar aqui”, disse Soren Kristian Bisgaard, 30 anos, um piloto.
Ele estava bebendo champanhe com três amigos, sentados em cadeiras de camping em frente ao parlamento.
“Gosto muito da família real. Eu mesmo estive nos Guardas da Vida Real, montando guarda no palácio real. Estou muito orgulhoso de ter feito isso e também de estar aqui hoje”, disse ele.
*g1 / Foto: Ritzau Scanpix/Mads Claus Rasmussen/Reuters