Rio pode ter recorde de calor esta semana alcançando 40 graus; confira previsão

Publicado em

A semana vai continuar quente na cidade do Rio de Janeiro podendo ter uma nova onda de calor. O céu nesta segunda estará de nublado a parcialmente nublado na cidade e os ventos estarão fracos a moderados. Segundo o Alerta Rio, não há previsão de chuva para os próximos dias. O Climatempo afirma que, com pouca chance de chuva e sem ar fresco de frente fria por perto, os termômetros devem se aproximar dos 40 graus.

Depois de oito dias consecutivos, o Rio voltou ao Nível de Calor 1 (NC1) na manhã de sábado. Antes disso, a cidade registrava o Nível 3, com temperaturas entre 36 graus e 40 graus. Não à toa, a semana foi de praia lotada, durante o dia e à noite.

Já entre terça e quinta-feira, vai ter uma redução gradativa da nebulosidade, com céu claro a parcialmente nublado, mas ainda sem previsão de chuva.

Durante a semana, as temperaturas estarão elevadas e os ventos predominantemente moderados. Segundo o Climatempo, uma nova onda de calor, que atinge o Sul do Brasil, pode começar a atingir os estados do Sudeste e do Nordeste, a partir de quarta até o dia 18.

Assim, no Sudeste, as capitais têm chance de atingir o recorde de calor para 2025 ao longo da semana. Ainda segundo o Climatempo, entre quarta e quinta-feira desta semana o Rio tem chance de atingir 38 graus ou 39 graus. Em algumas áreas do estado, o calor pode chegar a 40 graus.

O Climatempo alerta que, com a diminuição da umidade no ar, a chance de chover também diminui. Porém, com uma atmosfera extremamente aquecida, não se pode descartar a ocorrência de algumas pancadas de chuva. Se e onde esta chuva ocorrer, será de curta duração, em poucas áreas, e não vai dar conta de aliviar o calor.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior temperatura em 2025 até agora no Rio de Janeiro foi de 38,7 graus, nos dias 20 e 21 de janeiro.

— Este sistema de alta pressão atmosférica deve até enfraquecer por volta do dia 20, 21 de fevereiro, mesmo assim, a chance de passagem de uma frente fria pela costa do Rio de Janeiro com força para realmente mudar o tempo é baixa. Em outras palavras, o que se pode dizer, é que a chance de voltar a chover com frequência no estado do Rio de Janeiro vai permanecer baixa pelo menos até o dia 24 ou 25 de fevereiro — explica Aline Tochio, meteorologista do Climatempo.

Cuidados necessários

Enquanto uns festejam, outros torcem o nariz. Uma coisa, no entanto, une os dois grupos: a necessidade de se proteger de alguma forma do sol forte e do excesso de calor. Abaixo, confira os cuidados com a saúde:

  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
  • Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
  • Coma frutas, legumes e verduras em abundância;
  • Utilize roupas leves e frescas;
  • Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
  • Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde;
  • Evite praticar atividades físicas em horários de pico do calor;
  • Se possível, permaneça em locais ventilados. Cuidado com choques térmicos, que podem ser causados pelo frio do ar condicionado e o calor da rua;
  • A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar e reaplique de acordo com orientações do fabricante;
  • Proteja as crianças com chapéu de abas;
  • Não deixe de tomar medicamentos de rotina. O calor pode prejudicar mais quem tem hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca;
  • Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde;
  • O gelo ajuda na hora de abaixar as temperaturas, principalmente se enrolado em panos e colocando em regiões de dobra, como atrás do pescoço, axilas e virilha;
  • Evite passeios com seu pet em períodos mais quentes do dia, e disponibilize água fresca para ele.

Fonte: O Globo/Foto: Roberto Moreyra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após críticas de Milei ao Mercosul, Lula diz que estar no bloco ‘protege’ os países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira...

Ibovespa bate 141 mil pontos, em nova máxima histórica. Dólar recua

Após abrir em alta, o dólar mudou o sinal e operava...

Motociclista Borja Gómez morre aos 20 anos em treino na França

O piloto espanhol Borja Gómez, de 20 anos de...

Garimpo ilegal na Amazônia gera doenças, estupros e assassinatos

Doenças provocadas pela exposição ao mercúrio, assédio, estupro, tentativas...