Início Tá Sabendo? Rita Lee, que nasceu no dia 31 de dezembro, vai receber homenagem...

Rita Lee, que nasceu no dia 31 de dezembro, vai receber homenagem no réveillon de Copacabana

0

Rita Lee será celebrada no réveillon de Copacabana. A cantora, que nos deixou em maio em decorrência de um câncer, vai ganhar uma homenagem com fogos de artifício e direito a uma versão orquestrada de Ovelha Negra, presente no álbum Fruto Proibido, e um de seus grandes hits. A orquestra contará com regência da maestrina Ludhymila Bruzzi.

Curiosamente, a cantora nasceu no dia da virada. A bem da verdade, Rita não era lá uma grande entusiasta da data de nascimento. “Nascer no 31 de dezembro é sacanagem”, escreveu, em sua Uma Autobiografia. “Levo um ano literalmente nas costas para fazer aniversário e ouvir: ‘hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier’”, zombou.

Talvez por isso, ela tenha escolhido o dia 22 de maio como seu “aniversário oficial”. Em entrevista ao Fantástico em 2020, ela explicou que a data é uma homenagem a Santa Rita de Cássia.

Santa Rita do Rio

Rita Lee nasceu em São Paulo, mas também nutria uma relação de amor pela cidade maravilhosa. Em 2007, ganhou o título de Cidadã Honorária do Rio. Após seu falecimento, no dia 24 de maio, a prefeitura da capital fluminense decretou no Diário Oficial que a Boulevard Olímpico da Barra da Tijuca passaria a se chamar Parque Rita Lee. “Como previsto no plano de legado da Prefeitura, o Parque Rita Lee, por onde passaram atletas, torcedores, e que nos últimos anos recebeu a cidade do rock do Rock In Rio, vai ser transformado em um parque público natural”, diz nota da prefeitura.

Também em Rita Lee: Uma Autobiografia, a cantora declara a emoção que sentiu ao pisar pela primeira vez na “calçada rebolada” de Copacabana, que antes ela conhecia apenas em fotos em preto e branco da revista O Cruzeiro. Ela visitou a cidade em 1968, quando concorreu no Festival Internacional da Canção com os Mutantes, trajando o famoso vestido de noiva usado por Leila Diniz. “Disseram que voltei do Rio carioquisada. Pudera! Pela primeira vez na vida recebi aplausos e Deus viu que isso era bom”, escreveu.

Réveillon em Copacabana

O réveillon no Rio de Janeiro vai contar com doze palcos espalhados por onze bairros. A festa contará com apresentações de grandes nomes da música, como Luísa Sonza, Gloria Groove, Ludmilla e Diogo Nogueira, além de escolas de samba. Pela primeira vez, uma orquestra fará a trilha sonora da queima de fogos em Copacabana no momento da virada.

Em Copacabana, onde haverá dois palcos, as apresentações começam às 17h30. Nos demais palcos, o horário previsto para o início dos shows é às 18h.

Na chegada de 2024, à meia-noite, o céu de Copacabana terá um espetáculo de cores e figuras em 3D, segundo a prefeitura. Serão 12 minutos de queima de fogos, com “bombas mais modernas e tecnológicas”. A maestrina Ludhymila Bruzzi conduzirá a trilha sonora.

No total, informou a prefeitura, haverá dez balsas, com um distanciamento de 25 metros entre elas. O sistema de disparo é de conexão via GPS, que monitora e aciona cada uma delas. Drones farão um espetáculo a parte, com “imagens e mensagens de paz e esperança”.

*Foto: reprodução

*Estadão Conteúdos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile