RJ aprova antecipação do intervalo entre doses da Astrazeneca

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro anunciou, nesta terça-feira (13), a aprovação da diminuição do intervalo de entre a 1ª e a 2ª dose da vacina AstraZeneca. De acordo com a deliberação, a segunda dose, antes prevista para doze semanas após a primeira, poderá ser aplicada a partir de oito semanas.

Segundo a pasta, a antecipação da segunda dose foi acordada com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, após consulta ao grupo de especialista e epidemiologista.

Ainda de acordo com a SES, a medida visa acelerar o esquema vacinal, tendo em vista que os municípios do Rio já estão com estoque disponível do imunizante para a segunda dose. Além disso, o intervalo antecipado está em acordo com o descrito na bula do imunizante. 

Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, informou que antecipará a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca para todas as pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 17 de maio.

Isso corresponde a um período de oito semanas e dois dias antes do prazo inicialmente estabelecido. Para isso, serão disponibilizadas 16 unidades de saúde que funcionarão de quinta-feira até o próximo domingo (15 a 18).

Já a capital do Rio informou que a Secretaria Municipal de Saúde está avaliando a recomendação junto ao comitê científico e ao Ministério da Saúde. Segundo a nota, a decisão será para o público em geral, com exceção de idosos e pessoas com comorbidades que deve manter o intervalo em 12 semanas.

*Com informações do Portal R7.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF deflagra operação contra grupo internacional de estupros de mulheres

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11),...

Verstappen lidera sessão matinal no dia 1 de testes da F1 2026

O primeiro dia de testes da pré-temporada da F1...

Canadá: o que se sabe sobre atiradora que matou 9 pessoas em escola

Uma chacina chocou o Canadá na terça-feira (10/2), quando 10 pessoas morreram...

Banco Master: FGC aprova plano emergencial para cobrir ressarcimentos

O conselho do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aprovou nessa terça-feira...