Rússia acusa Ucrânia de atacar casa de Putin; Zelensky nega

Publicado em

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse nesta segunda-feira (29/12) que o governo da Ucrânia lançou ataques com drones contra a casa do presidente Vladimir Putin. De acordo com o Kremlin, as “ações imprudentes não ficarão impunes”, com definição de alvos para ataques em retaliação. O líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, negou a acusação.

No total, 91 drones de longa distância teriam sido usados contra a residência do presidente, russo, localizada na região de Novgorod, no noroeste do país, entre a noite de domingo (28/12) e a madrugada desta segunda-feira. Conforme o comunicado, todas as aeronaves foram abatidas, e não há vítimas ou danos causados pela ofensiva.

O ataque se dá em meio às tratativas encabeçadas pelo governo dos Estados Unidos para chegar a um acordo de paz referente à guerra na Ucrânia.

O presidente norte-americano, Donald Trump, recebeu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em sua residência, na Flórida, no domingo. Segundo o republicano, a reunião foi “excelente”, e há possibilidade de chegar a um acordo nas próximas semanas.

Lavrov acrescentou que a ofensiva ucraniana não deverá impactar as tratativas de paz do lado russo com os Estados Unidos.

Ucrânia nega ataque

Nas redes sociais, Zelensky negou a acusação e alegou que se trata de uma “invenção para justificar novos ataques contra a Ucrânia”.

“Essa suposta história do ‘ataque à residência’ é uma completa invenção destinada a justificar ataques adicionais contra a Ucrânia, incluindo Kiev, bem como a própria recusa da Rússia em tomar as medidas necessárias para pôr fim à guerra. Típicas mentiras russas. Além disso, os russos já atacaram Kiev no passado, inclusive o prédio do Gabinete de Ministros. A Ucrânia não toma medidas que possam minar a diplomacia”, escreveu o líder ucraniano no X.

Ele também afirmou que o Kremlin faz “declarações perigosas” e age para minimizar os “esforços diplomáticos conjuntos com a equipe do presidente Donald Trump”.

Fonte: Metrópoles/Foto: Grigory Sysoev/Kremlin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após consumo de peixe, três casos de doença de Haff são confirmados em Itacoatiara

Três casos de doença de Haff foram confirmados em Itacoatiara, no interior...

Daniel Rocha, fundador da rede Açaí no Grau, morre aos 43 anos

O empresário piauiense Daniel Rocha, 43 anos, fundador e CEO...

Episódio especial deste sábado com o Pastor Marco Feliciano- Arena Podcast #44

O pastor Marco Feliciano é uma figura bastante conhecida...

Estado de São Paulo bate recorde histórico de feminicídios em 2025

O estado de São Paulo bateu recorde no registro de feminicídios...