Rússia ataca Ucrânia com 400 drones; Zelensky fala em “terror russo”

Publicado em

A Rússia lançou um ataque combinado massivo que durou cerca de dez horas, com 400 drones e 18 mísseis — incluindo balísticos — contra Kiev, na Ucrânia, segundo disse o presidente Volodymyr Zelensky, durante a madrugada desta quinta-feira (10/7).

O presidente ucraniano afirmou que duas pessoas morreram em Kiev e outras 16 ficaram feridas.

Nas redes sociais, Zelensky ressaltou que o principal alvo dos ataques foi a capital da Ucrânia e sua região, além de Chernigov, Sumy, Poltava, Kirovohrad e Kharkiv.

“Esta é uma clara escalada do terror russo: centenas de ‘Shaheds’ [tipo de drone] todas as noites, ataques constantes e ataques massivos contra cidades ucranianas”, conta Zelensky.

Os drones Shahed, autodestrutivos, segundo o presidente ucraniano,”são mais difíceis de abater”. “Os ucranianos enfrentam ataques de centenas deles todas as noites. Isso é puro terrorismo. Anteontem à noite: mais de 700 drones e mísseis. Ontem à noite – quase 400. Eles tentam fazer isso constantemente”, conta Zelensky.

Ofensivas e acordo de paz

  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou, nessa quarta-feira (9/7), a Roma, na Itália, onde se encontrou com o papa Leão XIV, o presidente italiano, Sergio Mattarella, e Keith Kellogg, enviado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para assuntos relacionados à Ucrânia e à Rússia.
  • O encontro ocorreu em meio à intensificação dos ataques aéreos e terrestres da Rússia. A Ucrânia afirmou que o país lançou “o maior ataque com drones da guerra” contra seu território. Segundo o presidente ucraniano, foram disparados 728 drones e 13 mísseis.
  • A Ucrânia afirmou que a Rússia lançou o “maior ataque de drones da guerra” contra seu território, nessa quarta (9/7).

“Hoje, falarei com parceiros, inclusive dentro da coalizão dos dispostos, sobre financiamento adicional para a produção de drones interceptadores e fornecimento de sistemas de defesa aérea para a Ucrânia. As tarefas são absolutamente claras”, informou o presidente ucraniano.

Ele ainda afirmou uma retaliação: “Tais ataques russos devem ser enfrentados com uma resposta firme. E é exatamente assim que responderemos.”

“É exatamente isso que Putin quer — que nosso povo sofra, fuja da Ucrânia e que lares, escolas e vidas sejam destruídos em todos os lugares, não apenas perto das linhas de frente. Há apenas um ano, muitos acreditavam que a Rússia queria negociações de paz e um cessar-fogo de verdade”, afirmou Zelensky, citando o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Zelensky está em Roma para participar da Conferência de Recuperação da Ucrânia 2025, que terá início nesta quinta. A conferência é uma série anual de eventos políticos dedicada à recuperação e reconstrução de longo prazo do país desde o início da guerra contra a Rússia.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução/Redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Seleção brasileira relança camisa ‘mágica’ de Ronaldinho Gaúcho por R$ 899

Quem viveu, sabe: o título da Copa América de...

A uma semana do início do tarifaço, Brasil faz força-tarefa para negociar com EUA

Faltando sete dias para a entrada em vigor das...

Menina de 9 anos passa mal e morre após comer bolos e pão de queijo em MG

Uma menina de 9 anos morreu após comer bolos...

RESERVE ÁGUA: Complexo da Ponta do Ismael passa por manutenção programada na próxima terça, dia 29

Intervenções ocorrem das 5h às 17h e são necessárias...