Secretaria de Segurança Pública do Rio negocia acordo com o governo americano para combater o CV

Publicado em

A Secretaria estadual de Segurança Pública está negociando com o governo dos Estados Unidos um acordo para que o Comando Vermelho (CV) seja reconhecido como uma organização criminosa internacional. Isso permitirá a cooperação entre os dois países para o combate em território americano à maior facção do tráfico do Rio.

Documentos obtidos com exclusividade pelo EXTRA mostram que um dos órgãos do governo dos EUA já envolvidos na negociação é o Serviço de Segurança Diplomática (DSS, na sigla em inglês). Subordinado ao Departamento de Estado americano, ele tem entre suas atribuições o combate ao crime fora das fronteiras dos Estados Unidos.

A cooperação, que vem sendo costurada entre o governo do estado e o Consulado americano no Rio desde junho do ano passado, é baseada em indícios de que o CV está recrutando comparsas dentro dos EUA, e em informações de inteligência mostrando que traficantes do Comando Vermelho se uniram a criminosos de cartéis da América do Sul e estão levando drogas para os Estados Unidos.

Reconhecer o CV como uma Organização Criminosa Transnacional (TCO, na sigla em inglês) permitirá que outras agências do governo americano também combatam a facção, como a Drug Enforcement Administration (DEA) e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF).

A identificação dos principais membros da facção também vai permitir que sejam inseridos alertas no sistema americano de imigração, evitando a entrada dos criminosos nos EUA.

Em agosto do ano passado, foi feita a minuta de um memorando de entendimento entre o Departamento de Estado americano e a Secretaria de Segurança Pública, “para combater a atividade criminal transnacional envolvendo o uso de documentos de viagem e identidade fraudulentos”. Pela proposta de cooperação, as autoridades do Rio e americanas também atuarão juntas em investigações “relacionadas a terrorismo, crime organizado transnacional, corrupção, tráfico de pessoas, contrabando de pessoas, tráfico de drogas, captura de fugitivos, lavagem de dinheiro” e outros crimes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...