Free Porn
xbporn

Seduc alerta escolas sobre ameaças de golpistas que exigem dinheiro via PIX no Amazonas

Publicado em

A Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) divulgou um alerta às escolas do estado sobre ameaças de golpistas que exigem dinheiro via PIX. Segundo a pasta, os criminosos estão se passando por líderes de facções e pedindo dinheiro para evitar ataques às unidades de ensino.

O alerta é direcionado tanto para a rede pública, quanto para a rede privada.

A Seduc destacou que os estelionatários agem por meio de ligações. Durante o contato, os criminosos se passam por líderes de facções criminosas e exigem dinheiro via PIX.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), o delegado Denis Pinho, nas ligações, o golpista faz terrorismo psicológico com a vítima dizendo que, caso não haja o pagamento feito via Pix à facção criminosa citada nas ligações, a escola sofrerá represálias, como invasão e ataques.

“Esse golpe, primeiramente, acontecia em empresas privadas, migrando para pessoas físicas e agora eles inovaram ligando para as escolas. A melhor ação é atuar de forma preventiva nas escolas, alinhado com os gestores, docentes, alunos e comunidade escolar”, disse o delegado.

Prevenção

De acordo com o coordenador do Nise, a melhor medida a tomar diante dessas situações é manter a calma e não realizar a transferência de valores.

“A pessoa tem que tentar ficar tranquila, procurar se certificar do máximo de detalhes possíveis, não transferir nenhum dinheiro via Pix, comunicar de imediato a polícia e autoridades por meio dos canais de denúncias pelo número 190, 181 e whatsapp: (92) 99414-0480 (canal de denúncias do Nise)”, ressaltou o delegado Denis Pinho.

Nise

Instituído por meio da Portaria GS nº 311, de 10 de abril de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), o Nise tem como objetivo adotar medidas de segurança para inibir ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no dentro das escolas contra estudantes, profissionais da educação, bem como contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

*g1 / Foto: Semed

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Caso Djidja: MP pede condenação da mãe e do irmão da ex-sinhazinha e de mais cinco por tráfico de drogas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) solicitou à Justiça...

Justiça Eleitoral de SP alerta para golpe da falsa convocação de mesários para o 2° turno

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) alertou a população...

Seca aumenta preço de alimentos em Manaus

A seca severa que afeta o Amazonas e as...

Atendimentos no PAC Via Norte estão suspensos por tempo indeterminado, diz Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e...