Sem Putin, delegação russa ‘decorativa’ e sem nomes do 1º escalão chega a Istambul para diálogo com Zelensky

Publicado em

Nem Putin, nem ministros. A delegação russa que participará de diálogos diretos com a Ucrânia por um acordo de paz chegou nesta quinta-feira (15) em Istambul, em Turquia, para negociações que já começam esvaziadas.

O diálogo está previsto para começar na tarde desta quinta, pelo horário local (manhã pelo horário de Brasília), mas, antes mesmo do início, já ficaram marcadas pelo clima de confusão e pela ausência do presidente russo, Vladimir Putin, que ignorou os apelos do líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, por sua presença.

Este seria o 1º encontro entre os dois líderes desde o início da guerra na Ucrânia, há mais de três anos. Após especulações, o Kremlin confirmou nesta manhã que “Putin não tem planos de ir a Istambul”.

No início da semana, a possível ausência de Putin — agora confirmada — irritou Zelensky, que fez diversos apelos para que o líder russo comparecesse ao encontro. Nesta quinta, o presidente ucraniano chamou a comitiva da Rússia que participará do diálogo de “decorativa”.

A delegação enviada por Putin não tem nem sequer um nome do primeiro escalão e é composta por vice-ministros, porta-vozes e assesores pessoais (veja a lista abaixo).

Na chegada a Istambul, o chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, que é também assessor pessoal de Putin, disse que estava “pronto para um trabalho sério e profissional”. Também na comitiva de Moscou, a porta-voz do do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que o governo de Putin está “disposto a conduzir negociações sérias”.

Jornais e sites de notícias locais relataram nesta manhã um clima de “confusão” pela indefinição de horários e delegações do encontro, que será a primeira reunião direta entre as duas partes desde o início da guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Já o presidente ucraniano estava em Ancara, a capital turca, até o fim da manhã desta quinta, no horário local. Ele se reuniu com o presidente turco, Recep Tayipp Erdogan, que mediará o encontro com a Rússia.

Para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que confirmou sua presença sob a condição de se encontrar com Putin, o líder russo estaria “com medo”.

Segundo a agência de notícias Reuters, o presidente dos EUA, Donald Trump, convidado para o encontro, também não vai comparecer, apesar de ter dito dias antes que estava considerando participar das reuniões.

Nesta quinta, o Kremlin disse que ainda considera um encontro enrte Trump e Putin e disse que a ausência de ambos na reunião desta quinta em Istambul não inviabiliza a reunião bilateral entre os líderes dos EUA e da Rússia.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, um dos enviados para o diálogo com a Ucrânia, afirmou que um possível encontro entre os presidentes dos EUA e da Rússia não depende diretamente do progresso de um acordo de paz com a Ucrânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após morte de enteados em acidente, filha de Mano Menezes faz desabafo

Camilla Menezes, filha do técnico do Grêmio, Mano Menezes,...

Programa Blitz TCE chega aos CAIC’s com foco na assistência a crianças e adolescentes neurodivergentes

O cuidado e a assistência oferecidos a crianças e...

Como o Banco do Brasil perdeu a última corrida pelo lucro dos bancões

A corrida pelo lucro dos grandes bancos brasileiros mostrou uma mudança...

CNJ afasta juíza do Tribunal do Amazonas por não julgar processos

O Plenário do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu,...