O Senado Federal instalou, nesta quarta-feira (31/5), a Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças. O grupo será presidido por Esperidião Amin (PP-SC) e tem objetivo de discutir crédito em empreendimentos de micro e pequeno portes.
A frente parlamentar fará diálogo com diversas instituições, como o Sebrae, a Caixa Econômica Federal, ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Desenvolvimento Agrário e Assistência Social.
Durante o lançamento da frente, a Caixa Econômica Federal e a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) asssinaram um convênio com objetivo de facilitar o acesso de linhas de crédito para organizações da sociedade civil de interesse público.
De acordo com a presidente da Abcred, Isabel Baggio, a frente buscará discutir projetos para atualizar a legislação que trata de operações de microfinanças pelas organizações da sociedade civil.
“O que vem acontecendo ao longo do tempo: as primeiras leis foram de 17 anos atrás. O mundo dos negócios mudou, a tecnologia mudou e as leis não foram atualizadas. A primeira ação da frente seria a melhoria do arcabouço regulatório”, pontuou.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
*Metrópoles