Servidores ambientais decidem fazer paralisação geral no dia do meio ambiente

Publicado em

Os servidores das áreas ambientais do governo federal decidiram fazer uma paralisação geral no dia 5 de junho, data em que é comemorada o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A decisão veio após uma série de assembleias regionais da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), que lidera há seis meses o movimento por uma reestruturação na carreira.

Até agora, os servidores tinham suspendido as atividades de campo, o que, como mostrou a CNN, tem atrasado diversos licenciamentos de grandes obras no país.

Uma carta assinada pelo presidente da Ascema, Cleberson Zavaski, foi encaminhada, na noite desta sexta-feira (31), à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; ao Presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires; e ao Diretor-Geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Joseph Batmanian.

Nela, ele diz que “na primeira semana de junho completam-se seis meses de mobilização das servidoras e servidores do MMA, Ibama, ICMBio e SFB pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente – CEMA e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA”, e que “embora as negociações com o Governo Federal tenham se iniciado em outubro passado, até o momento muito pouco se avançou para que um acordo favorável aos trabalhadores da área ambiental federal fosse firmado”.

Na sequência, afirma que na próxima semana será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e que “diversos eventos estão previstos para ocorrer ao longo da próxima semana e nós, servidoras e servidores dos órgãos ambientais federais não poderíamos ficar de fora”.

“Infelizmente, o aparente desinteresse do Governo Federal em realizar a justa e devida reestruturação da Carreira e do PECMA não nos traz motivos para celebração. Portanto, frente a necessidade de seguirmos mobilizados e pressionando para que tenhamos o reconhecimento do governo, as servidoras e servidores ambientais federais de todo o país se unirão em uma paralisação nacional no próximo dia 5/6/2024, quando serão realizados atos em todos os estados e no Distrito Federal em prol da reestruturação da Carreira e do PECMA”, diz a carta.

Ao final, os servidores pedem apoio a causa.

“Convidamos a senhora Ministra, os Presidentes do Ibama e do ICMBio, bem como o Diretor-Geral do SFB, a nos apoiar nesta causa. Solicitamos que incluam em seus discursos e pronunciamentos oficiais o reconhecimento da importância das trabalhadoras e dos trabalhadores na proteção ambiental, assim como a necessidade de reestruturação, valorização e realização de concursos para a Carreira. Durante esta semana, todas as atenções estarão voltadas para o Meio Ambiente, e é fundamental destacar o papel crucial desempenhado por esses profissionais”, diz.

Foto: Reprodução/ *CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Preso suspeito de matar homem em embarcação atracada no Roadway de Manaus

Um homem, de 26 anos, suspeito de matar Vaner...

Debandada em encontro religioso na Índia deixa 107 mortos por esmagamento

Uma debandada durante um encontro religioso na Índia nesta...

‘Só arrumo confusão quando precisa’: Luana Piovani relata confusões em viagem a Paris

A atriz Luana Piovani narrou dois desentendimentos que vivenciou em uma...

Atendimento psicológico para dependentes em jogos de azar cresce 1.094% em 6 anos no país

Em seis anos, o número de atendimentos psicológicos realizados...
%d blogueiros gostam disto: