Setenta denúncias relacionadas às queimadas urbanas foram registradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), no primeiro semestre de 2023. Em julho, o órgão recebeu 15 denúncias. O mês que a secretaria mais recebeu denúncias foi o de abril, com 24 registros.
Com os dados, a Semmas iniciou a segunda etapa da campanha de sensibilização e combate às queimadas urbanas, neste sábado (12), com a realização da 1ª blitz “Manaus Sem Fumaça 2023″.
De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Stroski, as ações de combate às queimadas urbanas têm principalmente o compromisso com a qualidade de vida das pessoas e com as questões das mudanças climáticas. Aos sábados, os servidores da secretaria estarão em algum ponto da cidade realizando a blitz “Manaus Sem Fumaça 2023″.
“Vamos realizar essa ação em todas as zonas da cidade. O nosso trabalho de combate às queimadas urbanas iniciou no dia 1° de junho, na abertura do ‘Junho Verde’, quando reforçarmos ainda mais o trabalho nas ruas e nas escolas municipais”, relembrou Stroski.
Na blitz “Manaus Sem Fumaça”, também teve a doação de mil mudas de plantas medicinais, ornamentais, frutíferas e arbóreas, como parte do Programa Manaus Verde, o qual estimula o protagonismo da população na arborização da cidade.
As ações de combate às queimadas urbanas sempre ocorrem as quartas-feiras, durante a ação de doação de mudas. Além disso, a equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas percorre empresas e instituições que procuram o órgão ambiental.
Blitz
As blitze “Manaus Sem Fumaça 2023” vão ocorrer em pontos estratégicos da cidade e também nas zonas de onde a Semmas recebe mais denúncias por conta de queimadas. Para o mês de agosto, estão programadas blitze nos bairros Educando, Distrito Industrial e Centro. O calendário para setembro será divulgado na última ação do mês de agosto.
A população pode fazer denúncia, caso presencie a queima de resíduos ou de vegetação, ligando imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), informando o endereço do local; fazendo registros fotográficos e de vídeos e denunciando nos canais da Semmas (92) 98842-2161 (whatsapp) e defis.semmas@gmail.com, anexando as mídias e informando o endereço, dia e horário da ocorrência.
*g1 / Foto: Divulgação/Semmas