Sexta será de frio, calor, chuvas e geadas isoladas pelo país. Confira

Publicado em

A tendência para esta sexta-feira (15/8) é de diversos cenários climáticos no país. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio continua influenciando grande parte do Sul e do Sudeste, com reforço de uma massa de ar de origem polar que ainda garante temperaturas mais baixas, especialmente no amanhecer.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, por exemplo, há possibilidade de geada em pontos mais frios, como na Campanha gaúcha e na serra catarinense. Porto Alegre (RS) deve amanhecer com cerca de 9 °C e chegar aos 18 °C à tarde. Em Curitiba (PR), o dia começa perto dos 9 °C e não passa dos 14 °C, com chance de garoa e céu encoberto. Já Florianópolis (SC) deve ter mínimas de 12 °C e máximas em torno de 18 °C, com períodos de chuva fraca.

Em São Paulo (SP), a sexta será de tempo mais fechado e sensação de frio moderado, com mínima de 12 °C e máxima de 21 °C.

O Rio de Janeiro (RJ) também terá um dia mais ameno, variando entre 15 °C e 23 °C, com possibilidade de chuva rápida ao longo do dia. Em Belo Horizonte (MG), o sol aparece entre nuvens e a temperatura sobe um pouco mais, chegando a 25 °C à tarde, mas ainda com noites frescas. No Espírito Santo, Vitória deve registrar pancadas de chuva e máximas perto dos 25 °C.

Temperaturas elevadas

No Centro-Oeste, o ar frio ainda se faz presente em Mato Grosso do Sul, mas a tendência é de elevação das temperaturas ao longo do dia. Campo Grande (MS) deve variar entre 16 °C e 30 °C, com tempo firme. Já Cuiabá (MT) segue sob calor intenso, podendo alcançar 34 °C, e umidade relativa do ar em níveis críticos, abaixo de 20% em algumas horas.

O mesmo vale para Goiás e o Distrito Federal, onde Goiânia (GO) e Brasília (DF) terão tardes quentes, com máximas de 31 °C e 29 °C, respectivamente.

Chuvas intensas

No Nordeste, a circulação de ventos vindos do mar mantém nuvens carregadas e risco de chuva forte, principalmente entre o litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Cidades como João Pessoa (PB) e Natal (RN) podem ter volumes elevados em pouco tempo, com potencial para alagamentos. Também há alerta para temporais no litoral de Alagoas e Pernambuco.

Salvador (BA) deve registrar pancadas rápidas e máxima de 29 °C. Já no interior do Nordeste, o calor predomina e a umidade do ar fica mais baixa, especialmente no sertão.

No Norte, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva em grande parte do Amazonas, Roraima e Amapá, com possibilidade de raios e acumulados expressivos.

Manaus (AM) e Boa Vista (RR) devem registrar pancadas fortes à tarde. Já em Rondônia e Tocantins, o tempo segue firme, quente e seco, com índices de umidade críticos em várias cidades.

De acordo com o Inmet, 20 estados estão sob alertas meteorológicos. Veja

  • Alerta para risco potencial de chuvas intensas (amarelo): Amapá, Amazonas, Pará e Roraima
  • Alerta de risco potencial para acumulado de chuvas (amarelo): Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte
  • Alerta de perigo para acumulado de chuvas (laranja): Rio Grande do Norte
  • Alerta de grande perigo para acumulado de chuvas (vermelho) Rio Grande do Norte
  • Alerta de risco potencial de baixa umidade (amarelo): Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
  • Alerta de risco potencial para geadas (amarelo): Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...