A um ano das eleições municipais, as pesquisas eleitorais começam a ser feitas com mais frequências em Manaus. Neste ano, diversos institutos já realizaram suas avaliações.
As pesquisas divulgadas até a presente data, apresentam um cenário preocupante para o único candidato com pré-campanha estabelecida, o prefeito David Almeida.
Os históricos das pesquisas mostram que David Almeida não consegue, mesmo sem candidatos de oposição em pré-campanha, um resultado expressivo.
Além de não conseguir romper a barreira dos 30 pontos(sem a margem de erro), tão pouco a diferença para o segundo colocado nas pesquisas; mesmo sem o concorrente se colocar como pré-candidato, ou seja, sua liderança é uma mentira.
Se levarmos em consideração que David Almeida é o único em pré-campanha, que a avaliação de seu trabalho também está em queda, que seu partido(Avante) não rompeu a cláusula de barreira(não terá recurso nem tempo de TV), seu arco de alianças é uma incógnita e sua gestão, cheia de problemas, sendo alvo da Polícia Federal inclusive, percebe-se com clareza que a candidatura David Almeida terá dias muito difíceis pela frente.