Síndrome Mão-Pé-Boca: Amazonas alerta sobre doença viral que causa febre alta

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) divulgou um alerta sobre a Síndrome Mão-Pé-Boca. A doença viral, que afeta principalmente as crianças, causa febre alta.

Segundo a secretaria, o sintoma é seguido de lesões vesiculares na boca, mãos, pés e outras áreas do corpo. A dermatologista Raisa Feitoza, que atua na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta, listou os principais sintomas da doença.

“A moléstia é geralmente precedida por uma febre alta de 38 a 39 graus. Em seguida, surgem lesões semelhantes a vesículas na região da boca, garganta e outras áreas. Essas lesões evoluem para pequenas ulcerações semelhantes a aftas e também podem aparecer bolhas ou crostas nas regiões ao redor da boca, palmas das mãos, plantas dos pés e, ocasionalmente, nas nádegas e genitália”, detalhou.

A síndrome é causada pelo vírus Coxsackie.

Transmissão

A Síndrome Mão-Pé-Boca é uma doença altamente contagiosa e a transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com secreções infectadas, como saliva, muco nasal ou fezes.

Além disso, a contaminação também pode ocorrer por meio do contato com objetos contaminados, como brinquedos, maçanetas e talheres.

“É importante ressaltar que a doença pode ser transmitida mesmo antes do aparecimento dos sintomas. E as pessoas infectadas podem continuar a transmitir o vírus por até várias semanas após a recuperação”, alertou a SES-AM.

SES-AM alerta para Síndrome Mão-Pé-Boca. — Foto: Divulgação/SES-AM

SES-AM alerta para Síndrome Mão-Pé-Boca. — Foto: Divulgação/SES-AM

Cuidados

O tratamento é sintomático, envolvendo repouso, hidratação adequada e o uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

De acordo com a médica Raisa Feitoza, que também é representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não há remédio que elimine o vírus. Há medicações para aliviar os sintomas, como febre e dor nas lesões na boca.

A especialista explicou sobre como lidar com a doença. “É recomendado uma alimentação preferencialmente líquida ou pastosa, evitando alimentos salgados ou ácidos, pois podem causar ardência e piorar os sintomas. Não existe um tratamento específico para a doença, apenas para os sintomas”, reiterou.

Onde procurar ajuda

O acompanhamento e tratamento sintomático podem ser feitos por Unidade Básica de Saúde (UBS), porém a febre alta leva muitos a procurarem prontos-socorros ou unidades de pronto atendimento infantil. No entanto, a maioria dos casos podem ser tratados nesses locais com orientação médica e medicamentos sintomáticos.

*g1 / Foto: Divulgação/SES-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

João Fonseca pode igualar Sinner e Alcaraz com título do Next Gen ATP Finals: “Caminho certo”

João Fonseca está no caminho de se tornar um...

Dois pilotos da Marinha dos EUA se ejetam de caça atingido por ‘fogo amigo’ no Mar Vermelho

Dois pilotos da Marinha dos Estados Unidos precisaram se ejetar de...

Israel atinge escola e mata 17 palestinos em ataques a Gaza; hospital tem ordem de evacuação

Ataques israelenses em toda a Faixa de Gaza mataram pelo menos...