O site Meu INSS está fora do ar desde domingo (21). O problema impende a consulta ao 13º salário de aposentados e pensionistas, além de afetar o Portal dos Peritos Médicos Federais, sistema de agendamento do INSS e consultas de informações do CNIS e de benefícios do INSS. O instituto afirma que o problema é da Dataprev, empresa de dados do governo federal, e não há previsão.
Na última sexta-feira (19), aposentados, pensionistas e beneficiários tiveram liberada a consulta para saber quanto receberão no mês de maio, quando começará a ser paga a primeira parcela do 13° salário, além do novo salário mínimo de R$ 1.320. A medida, prevista para o dia 21, foi antecipadano site do instituto ou no aplicativo Meu INSS.
Mas, neste fim de semana, usuários relataram que o site Meu INSS não estava abrindo, dando uma mensagem de erro: “500 internal server error”.
Segundo o instituto, o problema foi registrado pelo Dataprev, e ainda não há previsão de retorno do serviço. O INSS enviou nota da empresa pública de dados para explicar o transtorno.
*R7
*ELIANE NEVES/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO-25/04/2022