Sol, chuvas e possibilidade de geada: confira o clima pelo país

Publicado em

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alertas para chance de chuva no Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/7). A possibilidade de geada para as regiões sul do Paraná e norte de Santa Catarina também foi informada pelo órgão, que aponta a continuidade de dias ensolarados no Sudeste do país.

Conforme o Inmet, no norte do Espírito Santo, junto à toda faixa litorânea da Região Nordeste, atua um cavado, ou seja, uma região alonga com baixa pressão atmosférica, que condiciona um tempo com bastante nebulosidade e chuvas fracas e fortes.

Nas áreas, estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com poucas chances de alagamentos e pequenos deslizamentos, especialmente em municípios com áreas de risco.

No Rio Grande do Sul, uma massa de ar mais quente será responsável por aumentar a temperatura, garantindo a madrugada menos fria do estado desde o começo do inverno. Em Porto Alegre, os termômetros marcam máxima de 24ºC e mínima de 14ºC.

O tempo também permanece ameno na Região Sudeste, com máxima de 26ºC no Rio e em Vitória (ES), além de 22ºC em São Paulo e 23ºC em Belo Horizonte (MG).

Já a Região Centro-Oeste segue com tempo firme, sem previsão de chuvas. O que chama a atenção é a amplitude térmica e o tempo seco. Em alguma cidades, como Brasília (DF), a umidade do ar pode atingir 35%, enquanto as temperaturas podem variar de 15 a 23º. Já em Cuiabá (MT), a temperatura pode variar entre 19ºC e 32ºC, com a umidade atingindo 25%.

Alerta para chuva

A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Metrópoles/Foto: GettyImages

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...

Dobra na orelha: o que fazer se você tem o sinal de Frank e quais os riscos de problema no coração

A presença de uma dobra diagonal no lóbulo da...

Master: PF mira fraude na Rioprevidência e apreende dinheiro jogado de apartamento

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a terceira fase da...

Paes confirma Shakira como atração em Copacabana, em 2026

A cantora Shakira foi confirmada como atração do show gratuito na praia...