O Governo de São Paulo liberou que os municípios do estado apliquem a 2ª dose em gestantes e puérperas que tenham tomado a 1ª dose da vacina Astrazeneca. O anúncio foi feito pelo vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (21).
A vacinação deste grupo começa na próxima sexta-feira (23). E, apesar de terem tomado o imunizante da Astrazeneca, as grávidas e puerpéras estão liberadas apenas para tomar a 2ª dose da vacina Pfizer. Em todo o estado são cerca de 9 mil mulheres que devem procurar as UBSS (Unidades Báscias de Saúde) de seus municípios.
Vacinação de grávidas no país
Quase 50 mil grávidas e puérperas receberam a vacina AstraZeneca contra a covid-19 no país, de acordo com o LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde que centraliza informações dos fármacos aplicados em todos os munícipios brasileiros.
Mesmo com a recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no dia 10 de maio, e orientação do Ministério da Saúde, no dia 11, de não vacinar com o imunizante grávidas e puérperas, que são mulheres que tiveram filhos há até 60 dias, as doses seguiram sendo aplicadas no Brasil.
*Com informações de Portal R7.com