STF suspende julgamento de soltura de Robinho após pedido de vista de Gilmar Mendes

Publicado em

O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu o julgamento de dois pedidos de habeas corpus do ex-jogador de futebol Robinho, que está preso por estupro desde março deste ano. O julgamento ocorreria em plenário virtual. Nesta modalidade, os ministros apresentam seus votos por meio do sistema da Corte a partir das 11h. A defesa de Robinho contesta o cumprimento da pena de nove anos de prisão em território brasileiro. O julgamento foi suspenso após um pedido de vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso, do ministro Gilmar Mendes.

Antes do pedido de suspensão, o relator, ministro Luiz Fux, votou para negar os recursos apresentados pela defesa. Para o ministro, ao homologar a sentença estrangeira e, autorizando a transferência da execução da pena, determinar o início de sua execução perante o juízo federal competente, o Superior Tribunal de Justiça, deu cumprimento à Constituição e às leis brasileiras, aos acordos firmados pelo Brasil em matéria de cooperação internacional.

“A Lei de Migração, no ponto em que disciplina a transferência de execução da pena, remete à competência constitucionalmente estabelecida do Superior Tribunal de Justiça para a homologação da respectiva sentença”, disse o ministro.

Atualmente, Robinho está na Penitenciária 2 de Tremembé (SP), após ser condenado na Itália por participação em um estupro coletivo em 2013. O pedido de transferência da pena da Justiça italiana foi aceito pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 20 de março. Na época, os ministros da Corte não avaliaram a inocência ou culpa de Robinho, apenas autorizaram o cumprimento da pena em território brasileiro.

Relembre o caso

Robinho e cinco amigos foram denunciados por um estupro coletivo de uma mulher albanesa em janeiro de 2013, em uma boate em Milão, Itália. Em entrevistas, o jogador admitiu ter tido relações sexuais com a vítima, mas alegou que foram consensuais.

Atualmente, Robinho está em uma cela de convívio comum, com dimensões de 2×4 metros, dividida com outro detento. Ele pode receber visitas de familiares nos dias e horários estabelecidos e participar de atividades comuns para a população carcerária, como banho de sol e práticas de reintegração.

 

 

 

*R7/Foto: Reprodução/RECORD

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Atentado em feira de Natal na Alemanha: país revive sensação de insegurança, e moradores homenageiam vítimas

O chanceler alemão, Olaf Scholz, visitou neste sábado (21) a...

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa ao menos 22 mortos em Minas Gerais

Pelo menos 22 pessoas morreram em um acidente ocorrido...

Morro do Careca: por que a erosão acelerou e ameaça uma das dunas mais famosas do Nordeste

Principal cartão-postal de Natal e uma das dunas mais...

Cenas fortes: pivô sofre lesão grave e torcida passa mal na Euroliga

O Complexo Olímpico de Atenas viveu momentos de pânico...