STJ vai decidir como será a cobrança de PIS e Cofins no Amazonas

Publicado em

A Primeira Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai decidir se o PIS (Programa de Integração Social) e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) incidem sobre as receitas geradas pelas vendas de mercadorias de origem nacional realizadas a pessoas físicas dentro da área abrangida pela ZFM (Zona Franca de Manaus).

O colegiado decidiu firmar uma tese sobre o assunto em razão da existência de vários processos relacionados ao tema. Os ministros determinaram a suspensão de todos os recursos que tramitam em tribunais de segunda instância ou no próprio STJ sobre a tributação no âmbito da Zona Franca de Manaus.

O relator dos recursos, Gurgel de Faria, disse que, além de a controvérsia nunca ter sido discutida no sistema de precedentes qualificados, existem múltiplas ações sobre o tema – apenas na base de dados do STJ, foram localizados oito acórdãos e 361 decisões monocráticas sobre o assunto –, o que justifica o exame do caso na sistemática dos repetitivos.

Em processos ajuizados na Justiça Federal do Amazonas, empresas sediadas na Zona Franca de Manaus contestaram a taxação feita Receita Federal sob alegação de que suas operações são consideradas como vendas ao exterior e, por isso, os tributos não incidem sobre elas.

A Justiça Federal do Amazonas proferiu sentenças reconhecendo que o benefício alcança as vendas. O TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) confirmou essas decisões, mas a União recorreu ao STJ, sob alegação de que não existe previsão legal a ampliação da isenção.

Economia

O CPC (Código de Processo Civil) regula, no artigo 1.036 e seguintes, o julgamento por amostragem, mediante a seleção de recursos especiais que tenham controvérsias idênticas. Ao afetar um processo, ou seja, encaminhá-lo para julgamento sob o rito dos repetitivos, os ministros facilitam a solução de demandas que se repetem nos tribunais brasileiros.

A possibilidade de aplicar o mesmo entendimento jurídico a diversos processos gera economia de tempo e segurança jurídica. No site do STJ, é possível acessar todos os temas afetados, bem como saber a abrangência das decisões de sobrestamento e as teses jurídicas firmadas nos julgamentos, entre outras informações.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Divulgação/Suframa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...